A Volvo decidiu há algum tempo vender exclusivamente carros eletrificados no Brasil. E a decisão parece ter sido acertada: em segundo lugar nas vendas totais do segmento premium, a marca é líder geral nas vendas de veículos elétricos no país com folga.
Falando nas vendas de SUVs premium no Brasil, a Volvo conseguiu emplacar os dois primeiros lugares neste ano, com o Volvo XC60 híbrido plug-in no topo de lista e o XC40 Recharge em segundo lugar.
“O segmento premium no Brasil é eletrificado”, garante Marcelo Kronemberger, diretor Comercial Brasil da Volvo Cars América Latina.
A Volvo não vende mais carros exclusivamente a combustão no Brasil desde 2022. O destaque é a linha XC40, que se tornou exclusivamente elétrica, descontinuando por aqui as versões com propulsão híbrida plug-in.
Considerada arriscada na época, a escolha se revelou mais que acertada: a linha XC40, agora disponível com duas opções de propulsão P6 (tração dianteira) e P8 (tração integral), se tornou o carro elétrico mais vendido no país em 2022, bem à frente do segundo colocado.
Na visão da montadora este é um sinal de que o Brasil está preparado para eletrificação, com uma boa aceitação dos carros elétricos por parte do consumidor brasileiro. Naturalmente, que este comportamento é mais evidente no segmento premium, mas tende a crescer e 'descer' para segmentos inferiores com o tempo.
“Na época torceram o nariz e muitos desacreditaram. Mas cada vez mais provamos que nossa estratégia de eletrificar todo nosso portfólio é vencedora! Os números do primeiro trimestre mostram que o Brasil está preparado para eletrificação”, ressalta Kronemberger.
O XC60 é o líder disparado entre os SUVs do segmento Premium, vendendo 1.316 unidades em 2023, o que representa 11,6% de participação no segmento Premium. “Só o XC60 vende mais que todas as vendas de uma outra grande marca premium no Brasil”, afirma.
O XC40 é o elétrico mais vendido do Brasil com 493 unidades no acumulado do ano e 24,4% de participação entre todos os modelos do mercado. Só no segmento Premium, são 43,3% de participação.
A Volvo se mantém na vice-liderança do segmento Premium com 19,5% de participação. Entre os modelos eletrificados, a marca sueca é líder com quase 50% do mercado em 2023.
Recentemente, a Volvo anunciou a segunda fase do plano de expansão da infraestrutura de carregamento no Brasil. Para esta nova etapa estão previstos mais de 43 carregadores DC nas concessionárias da marca, bem como outros 13 pontos de recarga DC em rodovias do interior de SP e MG.
Com isso, a marca chega a mais seis estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro, além de São Paulo. Todos os carregadores, tanto os que já estão instalados, como os novos, tem monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil