'Corolla elétrico', Toyota bZ3 é sucesso com 5.000 pedidos em 24 horas
Sedã elétrico para o mercado chinês está equipado com baterias da BYD e custa o equivalente a R$ 121 mil
O novo Toyota bZ3 está fazendo bastante sucesso no lançamento. Apresentado na China no final do ano passado, o primeiro sedã elétrico da Toyota estreou no país asiático com preço inicial de 169.800, o equivalente a R$ 121.700 em uma conversão direta.
Segundo relatado pelo site CarNewsChina, logo nas primeiras 24 horas após o lançamento, a Toyota anunciou que recebeu 5.000 pedidos para o novo carro elétrico, um número expressivo para um modelo deste segmento - o bZ3 é o segundo carro elétrico puro da nova linha bZ, que estrou com o SUV elétrico bZ4X no ano passado.
Medindo 4,72 metros de comprimento (cerca de 9 cm a mais que o Corolla) e com 2,88 metros de entre-eixos, o bZ3 apresenta o formato de design 'tubarão martelo' da série Toyota bZ, mas aqui temos um estilo que é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos outros modelos da marca.
Baseado na plataforma e-TNGA da Toyota, o bZ3 possui muita tecnologia da BYD, incluindo uma bateria LFP Blade e um motor elétrico da Fudi Motor, uma subsidiária da gigante chinesa.
O carro elétrico da Toyota está sendo oferecido em três opções de versões, com destaque para o modelo topo de linha que tem autonomia declarada de 616 km. O bZ3 suporta carregamento rápido – a bateria Blade recarregará de 30% a 80% em 27 minutos com carga rápida DC. O coeficiente de arrasto é de 0,218 cd.
Versão | Alcance (CLTC) | Motor (kW) | Preço (Yuan) |
Elite Pro | 517 km | 130 | 169,800 (R$ 121.700) |
Long Range Pro | 616 km | 180 | 189,800 (R$ 136.100) |
Long Range Premium | 616 km | 180 | 199,800 (R$ 143.200) |
O Toyota bZ3 está sendo produzido na fábrica de veículos New Energy da FAW-Toyota, localizada em Tianjin. O complexo tem capacidade para 200.000 veículos elétricos em uma área total de 1,97 milhão de metros quadrados e entrou em operação em outubro de 2022 - a primeira unidade saiu da linha de produção em 3 de março.
No Brasil, não veremos o bZ3 tão cedo, até mesmo porque o modelo foi projetado para o mercado chinês. Nesse ponto, a Toyota tem estratégias diferentes de eletrificação para cada região - no nosso caso, a marca mantém um discurso de adoção de veículos híbridos e estudos para baratear a produção de hidrogênio verde para abastecer automóveis.
Fonte: CarNewsChina
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