O novo BYD Seagull foi lançado de forma oficial durante a abertura do Salão de Xangai 2023. O carro elétrico mais barato da montadora chinesa estreia em três versões de acabamento e com preços que variam entre 78.800 e 95.800 yuans, o equivalente a R$ 57.100 e R$ 69.400 em uma conversão direta.
O subcompacto é o menor e mais novo membro da linha de veículos elétricos Ocean. Baseado na arquitetura e-platform 3.0, uma base dedicada desenvolvida pela própria BYD, o carrinho urbano está equipado com baterias do tipo lâmina (Blade) e possui duas opções de autonomia.
O visual do Seagull segue o novo padrão de design que a BYD chama de "estética marinha", com um estilo próprio que aposta em linhas angulares, enquanto possui elementos que o diferenciam do irmão maior BYD Dolphin.
Faróis poligonais (farol de LED opcional), para-choque integrado com a grade frontal e entrada de ar na parte inferior, além de um para-brisa grande com um único limpador. Atrás, o estilo repete um pouco do conceito visto na dianteira, com o carro elétrico compacto recebendo um spoiler de teto esportivo e uma lanterna horizontal que lembra um pouco a utilizada no monovolume BYD D1.
O Seagull mede 3,78 metros de comprimento (10 cm a mais que um Renault Kwid), 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e possui distância entre-eixos de 2,50 metros. Para efeito de comparação, ele é 345 mm mais curto, 55 mm mais estreito e 30 mm mais baixo que o BYD Dolphin, um modelo que em breve estará no Brasil.
Considerando as opções que já existem por aqui, o Seagull enfrentaria concorrentes como o Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1, além do Caoa Chery eQ1, este último um pouco abaixo em termos de porte. O modelo possui peso entre 1.160 e 1.240 kg, um pouco acima da média para o segmento, e poderá ser equipado com pneus 165/65 R15 ou 175/55 R16.
O BYD Seagull está equipado com um motor elétrico de 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque que é alimentado pela bateria de lâmina (Blade) com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh, suficiente para o alcance de 305 km ou 405 km pelo ciclo chinês, respectivamente.
Internamente, o pequeno BYD se destaca pelo layout de aparência moderna, com visual limpo e de poucos botões, quadro de instrumentos totalmente digital e uma grande tela (giratória) para o sistema de informação e entretenimento.
Outro ponto positivo é a lista de equipamentos, acima da média para o segmento de entrada, tanto em termos de tecnologia quanto de segurança. O Seagull possui airbags laterais, controle de estabilidade e assistente de estacionamento. Na versão de topo terá um avançado sistema de assistência ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem ativa de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
Posicionado abaixo do Dolphin, como dissemos, o Seagull pode se tornar uma dor de cabeça para os concorrentes, caso venha ao Brasil com preço adequado e mantendo a boa oferta de equipamentos do modelo chinês.
Considerando que o BYD Dolphin deve chegar por aqui com preços na faixa dos R$ 180 mil, este compacto de entrada teria grandes possibilidades de se tornar o carro elétrico mais barato à venda no país.
Como o modelo acabou de ser lançado na China, ainda teremos que esperar alguns meses para saber mais detalhes sobre a sua estratégia internacional. Por ora, podemos afirmar que é um forte candidato a desembarcar por aqui, inclusive com possibilidade de produção nacional na fábrica que a BYD está para bater o martelo na Bahia. Vamos acompanhar.
Fotos: AutoHome
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