page ad skin

Toyota apresenta duas prévias de SUVs elétricos no Salão de Xangai

Ambos os modelos serão produzidos na China a partir de 2024

Toyota bZ Sport Crossover (1)

A Toyota revelou dois novos conceitos de veículos elétricos a bateria da linha bZ durante a abertura do Salão de Xangai 2023. Chamados de bZ Sport Crossover e bZ FlexSpace, os dois estudos são mais do que apenas conceitos de design. A Toyota diz que eles entrarão em produção na China em 2024 como parte dos 10 modelos BEV que a montadora planeja lançar até 2026.

O bZ Sport Crossover adota um estilo de carroceria SUV-cupê com toques distintos de design da série bZ. Assemelha-se ao Toyota bZ Compact SUV Concept, mas parece ser maior. A Toyota diz que o veículo foi projetado com funções para fornecer uma experiência melhor para os clientes mais jovens, ou Geração Z.

Toyota bZ Sport Crossover (2)
toyota bz flex concept (2)

Além disso, ele também possui funções inteligentes que continuarão a evoluir após a compra – presumivelmente por meio de atualizações de software over-the-air – incluindo sistemas como assistência ao motorista e estacionamento automático. 

O modelo está sendo desenvolvido em conjunto pela BYD Toyota EV Technology (uma joint venture entre a BYD e a Toyota), FAW Toyota Motor e Toyota Motor Engineering & Manufacturing China (TMEC). A versão de produção do Toyota bZ Sport Crossover está planejada para ser produzida e vendida pela FAW Toyota Motor na China.

Passando para o bZ FlexSpace Concept, ele se apresenta como um SUV elétrico voltado para a família com foco na utilidade. A Toyota diz que o conceito deste modelo é "Cozy Home", oferecendo um espaço que as famílias podem usar com segurança e conforto.

Galeria: Toyota bZ Sport Crossover e FlexSpace Concept

Afirma-se que o conceito BEV oferece um grande espaço na cabine, facilidade de uso, segurança avançada, uma autonomia de condução confiável e várias funções inteligentes. O modelo de produção terá como alvo as famílias em primeiro lugar.

O bZ FlexSpace Concept está sendo desenvolvido em conjunto pela Toyota, Guangzhou Automobile Group (GAC), GAC Toyota Motor e TMEC. O plano é que o SUV elétrico seja produzido e vendido pela GAC Toyota Motor.

Enquanto os dois veículos parecem praticamente prontos para a produção vistos de fora, seus interiores com painéis minimalistas, grandes telas centrais e volantes semelhantes a jugos parecem um pouco futuristas demais para a produção. Podemos ver algumas mudanças quando se trata do design de interiores quando os dois BEVs entrarem em produção no próximo ano.

A Toyota não revelou detalhes sobre o trem de força de qualquer conceito. A montadora japonesa também não disse se esses modelos serão exclusivos da China ou se também serão oferecidos em outros mercados.