A Toyota revelou dois novos conceitos de veículos elétricos a bateria da linha bZ durante a abertura do Salão de Xangai 2023. Chamados de bZ Sport Crossover e bZ FlexSpace, os dois estudos são mais do que apenas conceitos de design. A Toyota diz que eles entrarão em produção na China em 2024 como parte dos 10 modelos BEV que a montadora planeja lançar até 2026.
O bZ Sport Crossover adota um estilo de carroceria SUV-cupê com toques distintos de design da série bZ. Assemelha-se ao Toyota bZ Compact SUV Concept, mas parece ser maior. A Toyota diz que o veículo foi projetado com funções para fornecer uma experiência melhor para os clientes mais jovens, ou Geração Z.
Além disso, ele também possui funções inteligentes que continuarão a evoluir após a compra – presumivelmente por meio de atualizações de software over-the-air – incluindo sistemas como assistência ao motorista e estacionamento automático.
O modelo está sendo desenvolvido em conjunto pela BYD Toyota EV Technology (uma joint venture entre a BYD e a Toyota), FAW Toyota Motor e Toyota Motor Engineering & Manufacturing China (TMEC). A versão de produção do Toyota bZ Sport Crossover está planejada para ser produzida e vendida pela FAW Toyota Motor na China.
Passando para o bZ FlexSpace Concept, ele se apresenta como um SUV elétrico voltado para a família com foco na utilidade. A Toyota diz que o conceito deste modelo é "Cozy Home", oferecendo um espaço que as famílias podem usar com segurança e conforto.
Afirma-se que o conceito BEV oferece um grande espaço na cabine, facilidade de uso, segurança avançada, uma autonomia de condução confiável e várias funções inteligentes. O modelo de produção terá como alvo as famílias em primeiro lugar.
O bZ FlexSpace Concept está sendo desenvolvido em conjunto pela Toyota, Guangzhou Automobile Group (GAC), GAC Toyota Motor e TMEC. O plano é que o SUV elétrico seja produzido e vendido pela GAC Toyota Motor.
Enquanto os dois veículos parecem praticamente prontos para a produção vistos de fora, seus interiores com painéis minimalistas, grandes telas centrais e volantes semelhantes a jugos parecem um pouco futuristas demais para a produção. Podemos ver algumas mudanças quando se trata do design de interiores quando os dois BEVs entrarem em produção no próximo ano.
A Toyota não revelou detalhes sobre o trem de força de qualquer conceito. A montadora japonesa também não disse se esses modelos serão exclusivos da China ou se também serão oferecidos em outros mercados.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão