ZF inicia produção de motor elétrico compacto para comerciais leves
CelTrax Lite consiste em um sistema totalmente integrado que abriga motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência
A ZF anunciou recentemente o lançamento do seu novo sistema de propulsão para veículos elétricos comerciais leves. Trata-se da unidade CeTrax lite, que começou a ser produzida na fábrica da empresa em Friedrichshafen, Alemanha.
A empresa alemã informa que utilizou sua expertise no desenvolvimento e produção de sistemas de propulsão para veículos elétricos de passeio ao desenvolver o novo conjunto para os comerciais leves.
A principal vantagem da CeTrax lite é ser projetada como uma unidade elétrica altamente integrada. Isso representa vantagens para os fabricantes de veículos, especialmente aqueles destinados às entregas urbanas e de “última milha”, livres de emissões. Em comunicado, a ZF informa que já recebeu encomendas de clientes na Ásia e nas Américas.
“Como uma propulsão central elétrica, o CeTrax lite permite que nossos clientes eletrifiquem suas plataformas de veículos existentes. Isso comprova nossa abordagem técnica e demonstra ainda mais a confiança que os clientes depositam em nossas soluções elétricas”, disse Winfried Gründler, Head de produtos para sistemas de transmissão da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“Projetado para operações de frotas de entregas urbanas silenciosas e livres de emissões a de “última milha”, o CeTrax lite oferece altos níveis de desempenho e eficiência. Como tal, representa um novo marco importante na nossa estratégia da 'Próxima Geração da Mobilidade' e reforça o nosso compromisso com a descarbonização da indústria”, acrescentou Gründler.
Desenvolvido para ser utilizado em veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas, o CeTrax lite tem uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e um torque de 1.500 Nm. Seu design compacto ajuda a maximizar o espaço para componentes elétricos e baterias.
O módulo consiste em um sistema totalmente integrado que abriga o motor elétrico, a transmissão de uma velocidade e eletrônica de potência. Além de sua maior flexibilidade, o sistema oferece um design leve, pesando cerca de 120 kg.
Um dos primeiros clientes é a montadora japonesa Isuzu, que instalará a unidade elétrica em seu novo caminhão elétrico urbano ELF EV.
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