Os carros elétricos e híbridos que circulam no estado de São Paulo podem ter o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) reduzido ou mesmo zerado. O plano foi comentado pelo governador Tarcísio de Freitas nesta terça-feira (25) e pode entrar em vigor já em 2024.
O governador do estado falou sobre o assunto durante uma visita à fábrica da GWM em Iracemápolis (SP).
"A intenção é reduzir ou mais provavelmente zerar o IPVA desses veículos", disse Freitas.
O interessante é que a fala do governador se dá no mesmo momento em que um aumento de tributação para carros elétricos e híbridos é sustentado pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes automotivos no país. O objetivo é passar a cobrar imposto de importação para os modelos eletrificados, que até o momento são isentos desse tributo.
Mas voltando ao estado de São Paulo, a isenção de IPVA se mostra uma medida favorável. Vale lembrar que, na capital, desde o ano passado, já existe o desconto de 50% para os veículos eletrificados de qualquer valor. Ampliar essa medida para todo o estado é mais um incentivo para mobilidade elétrica.
Na verdade, o governador já havia falado sobre o tema incentivos para carros elétricos (e eletrificados, sem especificar) na semana passada, durante o anúncio do investimento de R$ 1,7 bilhão da Toyota para produzir um inédito veículo compacto híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba (SP).
Já a GWM está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina a partir de 2024 - o novo complexo automotivo terá capacidade para 100 mil veículos por ano e irá gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.
Fonte: Automotive Business
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv