O novo BMW iX1 2023 foi lançado recentemente na Colômbia. Versão totalmente elétrica baseada na nova geração do X1, o SUV compacto desembarcou no país vizinho este mês com apenas uma opção de trem de força de tração integral e duas variantes de acabamento.
O SUV, que é o menor modelo no portfólio totalmente elétrico da BMW, mede 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,61 de altura e possui 2,69 metros de distância entre-eixos.
Em termos de porte, fica posicionado abaixo do BMW iX3 M Sport, mas possui um trem de força mais potente. No país vizinho ele enfrentará rivais como o Volvo XC40 Recharge e Mercedes-Benz EQA, este último com lançamento confirmado por lá para breve.
E assim como o visual externo, o interior também segue o esquema do X1 a combustão. Destaque para o conjunto de telas com vidro curvo, 10,25 polegadas para o painel principal e 10,7 polegadas para o sistema multimídia e ar condicionado.
Outra diferença em relação ao outro X1, é que o banco traseiro não possui ajuste longitudinal. Os encostos traseiros são reclináveis e podem ser rebatidos em uma relação 40/20/40 para aumentar o espaço de carga de 490 litros. Ou seja, 60 a menos do que nas variantes térmicas.
O sistema de propulsão do iX1 conta com dois motores elétricos de 190 cv de potência cada, um em cada eixo, que combinados fornecem 313 cv de potência e 494 Nm de torque. A BMW divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
O seletor de marchas possui as opções "D" ou "B", que podem ser selecionadas para aumentar a regeneração do freio, além da função adaptativa, onde o veículo ajusta a regeneração de acordo com as condições de tráfego e topografia.
Tem dois modos de condução programados, Efficient e Sport, este último acompanhado por um som futurista da autoria de Hans Zimmer, adicionando o adaptável Personal. Atrás do volante, no lado esquerdo, há o seletor com a inscrição "Boost" que entrega potência extra por 10 segundos, ideal para ultrapassagens.
A tecnologia BMW eDrive de quinta geração também inclui tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão, que está localizada na parte inferior do veículo e possui 64,7 kWh efetivos. A alta densidade energética da bateria de 152 Wh/kg cujo consumo combinado pelo ciclo WLTP é entre 18,4 e 17,3 kWh por 100 quilômetros, permitem um alcance de 413 a 438 quilômetros.
O carregamento do BMW iX1 xDrive30 pode ser feito em corrente alternada com uma potência de até 11 kW. Opcionalmente, é possível fazer um carregamento de corrente alternada trifásica em até 22 kW. Assim, a bateria pode ser carregada de zero a 100% de sua capacidade em 6 horas e 30 minutos (de série) ou 3 horas e 45 minutos (opcional).
A corrente contínua permite recarga com até 130 kW, para um estado de carga de 10 a 80% de capacidade em 29 minutos. Nessa condição, uma estação de carregamento rápida garante em apenas 10 minutos cerca de 120 km de alcance adicional.
Dá pra diferenciar o BMW iX1 de outros modelos que ainda queimam combustível pelo agora familiar acabamento azul que a BMW coloca em todos os seus veículos elétricos e as rodas também são exclusivas da variante elétrica. A porta de carregamento fica no mesmo lugar que o bocal de abastecimento dos modelos a combustão.
Na Colômbia, o BMW iX1 está sendo comercializado apenas no modelo xDrive30 na versão xLine, que custa 319.900.000 pesos colombianos, o equivalente a R$ 344.800 em uma conversão direta. Em breve, estará disponível a opção M com o mesmo trem de força e elementos esportivos visuais.
O lançamento do novo BMW X1 2023 no Brasil aconteceu em janeiro. Na ocasião, a marca confirmou que o iX1 também chegará ao nosso mercado este ano, mas a data oficial ainda não foi anunciada. Quando desembarcar, o SUV elétrico BMW irá encarar rivais como o XC40 Recharge e Mercedes-Benz EQA.
Há poucos dias, o novo BMW iX1 também foi lançado no Uruguai, onde desembarcou por US$ 89.990 (R$ 451.000), nesta mesma configuração.
Fonte: ElCarroColombiano
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