Novo BMW iX2, versão SUV cupê do iX1, será produzido no final de 2023
Inédito SUV elétrico compacto chegará aos mercados globais a partir do ano que vem
O inédito BMW iX2 foi confirmado em março, durante a conferência anual de resultados do BMW Group 2023. Trata-se de um SUV elétrico baseado no BMW iX1 e com estilo SUV-cupê que reforçará a linha cada vez maior de carros elétricos da marca alemã.
Em entrevista à revista alemã Bimmer Today, o CEO da fábrica de Regensburg revelou que a produção em série começará até o final de 2023. O crossover elétrico será montado ao lado do iX1 na fábrica localizada no leste da Baviera, o que demandará um investimento de US$ 385 milhões.
Já em 2024, a montadora estima que pelo menos um terço de todos os veículos produzidos na fábrida de Regensburg serão veículos elétricos, com os outros dois terços representando X1s e X2s com propulsão convencional. O primeiro também está disponível com uma variedade de motorizações híbridas plug-in.
Galeria: Flagra: BMW iX2
A BMW ainda não revelou muita coisa sobre o novo X2 (e iX2), mas já sabemos que ele terá um design completamente diferente. Pelos flagras, dá pra antecipar que ele seguirá um pouco da fórmula utilizada pelo X6 e modelos similares. Além disso, nesta nova geração ele deve ficar maior que o seu antecessor.
O X2 é basicamente uma versão "cupê" do novo BMW X1 com um design mais robusto e teto mais inclinado na parte traseira. Como tal, a versão elétrica provavelmente compartilhará todos os seus elementos com o iX1 que já está à venda nos mercados europeus e deve vir ao Brasil em breve.
O BMW iX1 xDrive 30 tem dois motores elétricos que fornecem até 313 cv de potência, 50,3 kgfm de torque e um alcance de 413-438 km WLTP. A arrancada de 0 a 100 km/h leva 5,7 segundos de acordo com a BMW, e sua velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria do iX1 é de 66,5 kWh, o que significa que sua capacidade utilizável será um pouco menor, podemos esperar números semelhantes, se não idênticos, para o iX2.
Vale lembrar que o novo BMW iX1, que já está confirmado para o Brasil, onde deve chegar até o fim do ano, está sendo vendido apenas na variante de tração integral citada acima. É bastante provável que a BMW esteja trabalhando em versões mais 'mansas' de iX1 e iX2 com uma configuração de motor único e tração dianteira.
O X2 e o iX2 também serão construídos na mesma fábrica que o X1 e o iX1 em Regensburg, na Alemanha, e estarão à venda no final de 2023, com as entregas começando, pelo menos na Europa, no início do próximo ano, devendo chegar aos demais mercados globais nos meses seguintes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chrysler suspende desenvolvimento de seu primeiro veículo elétrico
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BYD Yuan Plus 2025: facelift traz novo design e mais equipamentos
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
BYD Dolphin Mini 2025: facelift trará novo design e mais tecnologia
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024