Não é novidade que a China é a líder global em termos de vendas de carros elétricos há um bom tempo. Mas os números continuam surpreendendo, e não apenas pela demanda local, mas pela dimensão em termos mundiais.
De acordo com dados publicados pelo governo chinês, os carros elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) tiveram 1,5 milhão de unidades emplacadas na China no primeiro trimestre de 2023.
O número recorde de vendas de modelos eletrificados representa nada menos que 59% das vendas globais nessa categoria, que atingiu o total de 2,55 milhões de unidades em todo o mundo, com os totalmente elétricos respondendo por 70% desse total.
Trata-se de um aumento de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado, que se torna ainda mais relevante pelo fato do governo chinês ter retirado a maior parte dos incentivos estatais para a compra de carros elétricos
Outro destaque do mercado chinês é a participação dos veículos elétricos nas vendas totais de 28%, um número alto, mesmo na comparação com os grandes mercados globais como Alemanha (18%) Estados Unidos (8%) e Japão (menos de 3%).
O avanço nas vendas de eletrificados na China também está impulsionando fortemente as exportações do gigante asiático, que embarcou 775.000 carros elétricos, um aumento de 87% na comparação ano a ano, respondendo por mais de 15% da produção local.
Nesse cenário, a montadora BYD é destaque com um salto de 12 vezes no número de veículos exportados na comparação anual para um total de 38.722 unidades no período. Esse número tende a crescer continuamente, dada a política de expansão internacional da empresa, que comtempla, inclusive, o Brasil.
Fonte: FCO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro