O CEO da Ford, Jim Farley, anunciou recentemente que o fabricante de automóveis tem planos para produzir um SUV elétrico de três fileiras e sete lugares. A marca do Oval Azul tem como missão perseguir a Tesla e destacar-se na multidão de marcas que tentam fazer com que os clientes comprem as suas linhas de veículos elétricos.
A Ford está indiscutivelmente fazendo escolhas sábias quando se trata de construir um futuro de veículos elétricos de sucesso. Não muito tempo atrás, muitos veículos elétricos eram pequenos, controversos e pouco práticos. Assim que opções atraentes começaram a chegar ao mercado e Farley tomou as rédeas da Ford, a empresa lançou um crossover Mustang totalmente elétrico e a F-150 Lightning, sua primeira picape totalmente elétrica.
Ford Explorer elétrico (2023)
Até mesmo o CEO rival Elon Musk elogiou a Ford e Farley em algumas ocasiões ao longo dos anos, lembrando que Tesla e Ford são as duas únicas montadoras dos EUA que nunca entraram com pedido de falência. Mais recentemente, Musk respondeu a um tweet com as seguintes palavras positivas sobre a Ford:
De qualquer forma, Farley, da Ford, está obviamente ciente do fato de que ainda há segmentos que precisam ser preenchidos com veículos elétricos. Há uma chance sólida de que as montadoras que povoam esses segmentos com opções atraentes mais cedo ou mais tarde vejam um grande benefício.
Farley explicou aos analistas durante os resultados do 1º trimestre de 2023 da Ford que já havia uma superabundância de SUVs elétricos de duas fileiras no mercado. Além disso, muitos outros estão por vir. A Ford estima que haverá 45 SUVs elétricos de duas fileiras no mercado até 2025.
Mustang Mach-E GT
Com tantas opções, a maioria das empresas não verá um grande sucesso de vendas no segmento, especialmente com a Tesla dominando-o aos trancos e barrancos. Farley disse via Autocar:
"Há anos que podíamos ver o excesso de capacidade no segmento dos utilitários elétricos de duas fileiras".
"Em contraste com os crossovers de duas fileiras que acreditamos ser um mercado muito saturado, acreditamos que o Modelo E pode ser altamente diferenciado em mercados onde conhecemos bem o cliente, como o espaço utilitário de três filas."
Farley prosseguiu dizendo que o objetivo da Ford é também atrair novos clientes. O executivo citou que muitas das pessoas que compraram a picape elétrica F-150 Lightning nunca tinham tido uma caminhonete. Ele acredita que a mesma situação poderá ocorrer com um SUV elétrico de três filas da empresa.
O popular crossover elétrico Mustang Mach-E da Ford é um concorrente direto do Tesla Model Y, embora a Ford tenha visto uma queda nas vendas. A Ford baixou o preço depois de números fracos no primeiro trimestre. Embora o Mach-E e o Model Y tenham aproximadamente o mesmo tamanho, não é possível comprar o Ford com uma terceira fila de assentos.
Farley disse que a montadora planeja reduzir ainda mais os custos do Mach-E até o final deste ano. Ele admitiu que a Ford simplesmente removeria US$ 5,000 dos materiais do crossover, assim como Tesla fez no passado. Ele explicou:
"Se eles não estiverem utilizando algo que temos no veículo, podemos redesenhá-lo".
Infelizmente, um SUV elétrico de sete lugares vai ser um empreendimento muito custoso para a Ford e certamente vai perder dinheiro, pelo menos inicialmente. No entanto, deverá compensar no final. Farley diz que os veículos elétricos da Ford terão uma margem de lucro de 8% até 2026, graças, em parte, à sua plataforma de segunda geração. O CEO concluiu:
"Refizemos todas as nossas plataformas, mudámos completamente a engenharia. O que se verá é um veículo com metade do conteúdo de mão-de-obra, mas com uma simplicidade radical".
Fonte: Autocar
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