Mais de 2,5 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in foram vendidos no primeiro trimestre de 2023, representando cerca de 13% do total de vendas de automóveis em todo o mundo. Hoje, daremos uma olhada nos maiores fabricantes (grupos automotivos) de carros recarregáveis.
De acordo com os dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, apenas cinco fabricantes são responsáveis por mais da metade de todas as vendas de carros eletrificados plug-in.
No segmento de eletrificados plug-in, que combina carros elétricos a bateria (BEV) e carros híbridos plug-in (PHEV), os cinco principais fabricantes permanecem estáveis.
A BYD continua sendo a número 1, com mais de 548.000 unidades vendidas no primeiro trimestre e uma participação de 21,3%. A fabricante chinesa quase dobrou seu volume em relação ao ano anterior e aumentou visivelmente sua participação de mercado em comparação com o primeiro trimestre de 2022.
A Tesla é a segunda melhor no segmento de veículos eletrificados plug-in, com 422.873 emplacamentos de carros elétricos e uma participação de mercado de 16,5%.
Uma das coisas mais interessantes é que tanto a BYD quanto a Tesla aumentaram não apenas seu volume de vendas, mas também sua participação de mercado (ano a ano), o que significa que elas estão superando o mercado geral de plug-ins.
O Grupo Volkswagen é o terceiro maior fabricante em volume (189.093), mas sua participação de mercado diminuiu em comparação com o primeiro trimestre de 2022.
Juntamente com a Geely-Volvo e a SAIC, os cinco maiores são responsáveis por quase 57% de todos os carros elétricos e híbridos plug-in vendidos globalmente no primeiro trimestre de 2023.
Emplacamentos de carros elétricos e híbridos plug-in no primeiro trimestre de 2023 (em comparação com o ano anterior):
Total dos 5 principais: 1.458.250 (56,8% de participação) Demais fabricantes: 1.110.877 (43,2% de participação)
Total: 2.569.127 unidades
Em termos de vendas de carros totalmente elétricos, os cinco principais fabricantes são ligeiramente diferentes, porque a Tesla, focada em BEVs, está muito à frente de todos os outros (nenhuma mudança aqui). No primeiro trimestre de 2023, a empresa entregou 422.875 carros elétricos (um aumento de 36% em relação ao ano anterior).
Isso é suficiente para aumentar sua participação no mercado para 23,6%. É interessante que quase um em cada quatro novos carros totalmente elétricos (mesmo incluindo os microcarros) seja da Tesla.
A BYD continua sendo a segunda maior participante, que também está aumentando sua participação de mercado ainda mais rapidamente do que a Tesla, chegando a 14,7% no primeiro trimestre.
O Grupo Volkswagen está em terceiro lugar, mas basicamente no mesmo nível da SAIC. A empresa aumentou seu volume de vendas e sua participação de mercado no primeiro trimestre para 7,5%. Por outro lado, a SAIC registrou uma queda para 7,4% (de 10,7% um ano atrás), perdendo o terceiro lugar.
O quinto maior fabricante no segmento de BEV atualmente é a Geely-Volvo (5,7% de participação), com pouco mais de 100.000 unidades vendidas no primeiro trimestre.
Assim como no caso da categoria plug-in mais ampla, também no caso dos carros totalmente elétricos, os cinco principais fabricantes venderam mais da metade de todos os BEVs.
Emplacamentos de carros elétricos a bateria no 1º trimestre de 2023 (vs ano anterior):
Top 5 total: 1.056.393 (57% de participação) Outros fabricantes: cerca de 0,78 milhão (43% de participação)
Total: cerca de 1,84 milhão
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul