A BYD lançará em breve um novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) chamado DNP. E segundo relatado pela imprensa chinesa, o primeiro carro com o dispositivo será o sedã elétrico BYD Han atualizado, que será lançado no quarto trimestre de 2023.
Segundo o site Car News China, o instituto chinês HiEV Research Institute publicou uma reportagem sobre o desenvolvimento da nova tecnologia, que promete fazer frente ao sistema Autopilot da Tesla.
Voltando um pouco na história, a BYD começou como uma empresa de baterias que passou a fabricar automóveis. Hoje em dia, a integração vertical da gigante chinesa é impressionante: controla suas minas de lítio, desenvolve baterias, possui uma frota de grandes transportadoras e, recentemente, comprou uma seguradora e uma empresa de aluguel de carros.
Na China, os carros elétricos da BYD competem diretamente com os modelos da Tesla. O BYD Seal, por exemplo, teve uma redução recente de preços e já custa 15% menos que o Model 3, e o SUV BYD Song oferece várias opções com configurações semelhantes e preços mais baixos que o Model Y.
Tesla Autopilot
Mas agora a BYD dá um novo passo, e em uma área onde a Tesla permanece incontestável em termos de qualidade, que é o desenvolvimento de software.
Recordando que a Tesla trabalha com dois tipos de tecnologia de direção autônoma: Full Self Driving (FSD) e Autopilot. O FSD deve ser totalmente autônomo no futuro, voltado para o tráfego urbano e vias urbanas. Já o Autopilot é um sistema ADAS padrão dedicado principalmente à condução em rodovias.
E de acordo com a reportagem, o DNP da BYD se concentrará na condução em rodovias, indicando que competirá com o Autopilot ADAS. No entanto, a BYD pode dar outro passo e desenvolver um concorrente FSD para o no futuro.
Em termos de direção autônoma, a BYD também competirá com a Xpeng, que adotou uma abordagem semelhante à da Tesla. Eles desenvolveram o sistema XNGP ADAS para condução em rodovias. Recentemente, a Xpeng também lançou seu mais avançado NGP (Navigation Guided Pilot) para a condução urbana e urbana, que deve competir com o FSD.
Depois do BYD Han, os SUVs Tang (Tan no Brasil) e Song receberão o assistente de condução DNP junto com as submarcas Denza e Yangwang.
A BYD está desenvolvendo o novo sistema em parceria com a Horizon Robotics, uma fornecedora de soluções de direção autônoma apoiada pela Volkswagen na China com clientes como Li Auto, DiDi e Pony.ai, com o fornecimento dos chips de condução autônoma Journey 5.
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