Honda fecha parceria com gigante japonesa para produção de baterias
Joint venture com a GS Yuasa permitirá o desenvolvimento de baterias de íons de lítio e de métodos de produção de baterias
A Honda e a GS Yuasa assinaram um acordo de joint venture para a criação de uma nova empresa, que trabalhará com baterias de íons de lítio de alta capacidade e alta potência, principalmente para veículos elétricos.
As duas empresas japonesas estão negociando o acordo desde janeiro e estão prontas para estabelecer a joint venture (50/50) "Honda・GS Yuasa EV Battery R&D Co., Ltd." ainda este ano.
O foco principal será "pesquisar e desenvolver baterias de íons de lítio e métodos de produção de baterias que serão altamente competitivos em nível global", mas o objetivo de longo prazo da parceria é claramente a produção em massa de baterias para veículos elétricos. É por isso que a nova empresa "se esforçará para estabelecer uma cadeia de suprimentos para as principais matérias-primas e um sistema de produção altamente eficiente para suas baterias".
Isso não é uma surpresa, porque a GS Yuasa, uma das maiores fabricantes japonesas de baterias, gostaria de tratar as baterias de íon-lítio para veículos elétricos com mais seriedade. A empresa já estava envolvida em baterias para EV (joint venture Lithium Energy Japan para plug-ins da Mitsubishi e joint venture Blue Energy para híbridos da Honda).
Honda eN SUV Concept
A nova parceria com a Honda (e potencialmente com outros parceiros) pode colocar a GS Yuasa entre os maiores fabricantes de baterias para carros totalmente elétricos ainda nesta década.
Comentários de Koichi Yamamoto, Diretor Representante e Presidente (a ser) da Honda・GS Yuasa EV Battery R&D Co., Ltd:
"Estamos muito satisfeitos que a Honda e a GS Yuasa tenham chegado a um acordo de joint venture, que se tornará um novo marco em nossa busca pela realização da neutralidade de carbono, que é um objetivo compartilhado pelas duas empresas. A nova empresa aproveitará totalmente os pontos fortes das duas empresas e estabelecerá uma forte presença no mercado de baterias em rápida expansão."
A questão é qual química de bateria e tipo de célula de bateria serão selecionados para os novos carros elétricos, bem como se a Honda está pronta para algumas novas soluções, como pacotes de bateria célula a célula ou estruturais.
Essas perguntas devem ser respondidas pela HondaGS Yuasa EV Battery R&D Co. antes que os parceiros decidam investir bilhões em novas fábricas de baterias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
VinFast registra microcarro e picape elétrica no Brasil; será que vem?
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos