Chevrolet faz parceria com a WEG para ampliar infraestrutura de recarga no Brasil
Parceria também contempla a Electricus para instalação de carregadores em casas e condomínios, onde se concentram 90% das recargas
A GM anunciou uma nova parceria no Brasil para ampliar a infraestrutura de carregamento. Com o objetivo de expandir a rede de recarga residencial, a empresa está se unindo a WEG e a Eletricus para oferecer serviços customizados e estação de recarga doméstica em corrente (AC) que passam a ser ofertados pela rede de 78 concessionárias Chevrolet habilitadas para atender veículos elétricos.
Em meio à expansão global dos veículos elétricos e híbridos recarregáveis, onde se prevê que esse tipo de veículo irá fechar o ano com cerca de 18% das vendas totais, a GM destaca a importância da ampliação da rede de carregamento para uma transição mais sustentada para a mobilidade elétrica.
De olho nisso, a empresa fez um levantamento que observou que 9 em cada 10 usuários costumam fazer a grande maioria das recargas na própria residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel permanece estacionado. Desse modo, possuir uma estação de recarga particular é fundamental.
"...Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.
No caso da parceria com a WEG, o foco está em tecnologias específicas para estações de recarga de parede (wallbox) ou fixas que permitem recarga até três vezes mais rápido que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potência que pode chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível.
Os carregadores de 22 kW já são compatíveis com os veículos elétricos de próxima geração da Chevrolet (Blazer EV e Equinox EV), baseados na nova plataforma Ultium. Com essa capacidade, serão necessários apenas 15 minutos na tomada para que estes veículos ganhem aproximadamente 40 km extra de autonomia, que é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.
Outra funcionalidade da estação de recarga Wall Charger Chevrolet é que ela é conectada à internet para que o cliente possa monitorar e comandar a operação de recarga remotamente via aplicativo. Traz a possibilidade de acesso via via cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma WEB, permitindo a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura – recurso muito valorizado para condomínios.
Além disso, a estação de recarga também pode ser conectada a uma instalação que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica.
Todos os carros elétricos da marca Chevrolet já saem de fábrica com um carregador portátil, limitado a 2,2 kW. Mas para aqueles que precisam de mais potência, a GM também fechou uma parceria com a Eletricus para oferecer o carregador portátil Smart Chevrolet, com potência que vai até 7,4kW e compatível com tomada residencial e industrial, entregando em média 40 km de autonomia por hora de recarga.
Atualmente, comparando o preço da energia elétrica com o de combustíveis como a gasolina e o etanol, pode-se dizer que o custo por quilômetro rodado de um carro com motor elétrico de porte intermediário é de três a quatro vezes mais barato que o de um similar equipado com motor a combustão.
O primeiro carro elétrico da Chevrolet a ser lançado no Brasil foi o Bolt EV, em 2019, que recebeu sua primeira reestilização no ano passado. Recentemente, houve o lançamento do Bolt EUV, que é o primeiro SUV elétrico da marca e será vendido em um lote de 200 unidades por R$ 279.990 cada, os dois modelos equipados com uma bateria de 66 kW suficiente para um alcance de 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA e 377 km no ciclo do INMETRO.
O próximo passo é o lançamento dos novos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium: Blazer EV e o Equinox EV, que estão confirmados para o país e chegarão a partir de meados de 2024.
Ficha técnica
Carregador Wall Charger Chevrolet (potência máxima)
- 7.4 kW (230V/1F ou 2F/32A)
- 12,7kW (230V /3F/32A)
- 22kW (415V/3F/32A)
Carregador Portátil Smart Chevrolet (potência máxima)
- 3,7kw (230V, 1F ou 2F, 16A) – Tomada de três pinos padrão brasileiro
- 7,4kW (230V, 1F or 2F, 32A) – Tomada industrial de 32 A
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