Ford confirma SUV elétrico de 7 lugares com 560 km de alcance para 2025
O diretor de desenvolvimento avançado de produtos e tecnologia da Ford, Doug Field, comparou o próximo modelo a um Expedition
No início deste mês, o CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, anunciou que a empresa planeja produzir um SUV elétrico de sete lugares.
O executivo disse que, embora o mercado de utilitários esportivos de duas fileiras estará saturado em breve, um SUV de 7 lugares é uma ótima ideia que pode diferenciar a unidade de negócios Model e EV da Ford nos mercados em que esses veículos são populares, ou seja, na América do Norte.
Surgiram agora mais detalhes sobre o SUV elétrico de três fileiras de assentos da Ford, aparentemente de um evento que a montadora está realizando no momento. Michael Martinez, da Automotive News, postou um tweet do evento, acompanhado de duas fotos.
Ford Explorer elétrico (2023)
O tweet diz: "Doug Field está compartilhando alguns novos detalhes sobre os veículos elétricos da Ford. Diz que um SUV familiar de três fileiras chegará em 2025 com alcance de 350 milhas. Ele o comparou a um Expedition". Para fins de contexto, Doug Field é o diretor de tecnologia e desenvolvimento de produtos avançados da Ford Motor Company.
O Electrek também relatou que o SUV elétrico de três fileiras da Ford foi projetado para viagens rodoviárias, com a montadora estimando um alcance de 482 km a 120 km/h. O novo SUV elétrico também incluirá carregamento rápido, adicionando 240 km de alcance em menos de 10 minutos. A Ford também disse que o modelo será acessível, mas ainda não compartilhou os preços.
.
Uma das fotos mostra como as terceiras fileiras serão dispostas, revelando um arranjo tradicional 2+3+2 com a terceira fileira de assentos posicionada logo acima do eixo traseiro em uma posição mais alta do que as duas fileiras anteriores para garantir melhor visibilidade para os passageiros do fundo.
O timing da Ford é bastante interessante porque a Cadillac anunciou hoje que o primeiro Escalade IQ totalmente elétrico será lançado no próximo ano. Embora a Ford não seja uma marca de luxo, não é difícil imaginar um Lincoln Navigator EV como uma variante luxuosa do modelo da Ford.
Nenhum outro detalhe sobre o próximo SUV elétrico de três fileiras da Ford foi compartilhado publicamente até o momento, mas vale a pena observar que o mercado para esse veículo ainda é reduzido no momento.
Os modelos atualmente disponíveis incluem o Tesla Model X, Rivian R1S e Mercedes-Benz EQS SUV - para citar apenas os mais espaçosos. Outros SUVs elétricos de três fileiras que já foram revelados, mas que serão lançados mais tarde, incluem o Kia EV9 e o Volvo EX90.
Vale a pena observar que o Tesla Model Y e o Mercedes-Benz EQB também oferecem uma opção de terceira fileira, mas com espaço limitado para adultos.
De volta ao tweet, a segunda foto mostra dois veículos cobertos, sendo que o da direita parece uma picape. Será que esse é o primeiro teaser da próxima geração de caminhonetes da Ford, atualmente conhecida como Projeto T3? Isso é muito provável, considerando o formato da carroceria e o fato de que ela está programada para estrear em 2025, assim como o SUV de três fileiras (presumivelmente) fotografado ao lado dela.
Fonte: Michael Martinez (Twitter) via Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas