Não é injusto chamar BMW e Mercedes-Benz de duas faces da mesma moeda. Ambos apresentam uma visão firmemente alemã e ferozmente independente de luxo, design e desempenho que as tornou arquirrivais. À medida que a indústria faz a transição para a eletrificação, as duas marcas estão mais uma vez se enfrentando, e adotando abordagens muito diferentes.
Em nenhum lugar isso é mais claro do que na aparência de seus veículos elétricos, com a Mercedes-Benz lançando a submarca EQ, com uma linguagem de design própria e modelos específicos. A BMW, por sua vez, simplesmente não entende a lógica nisso. Ou pelo menos o head de design de marca da BMW, Domagoj Dukec, não.
Novo BMW i5 M60 xDrive
"Por que um carro elétrico tem que parecer diferente?" Dukec perguntou durante uma mesa redonda com a mídia no Concorso d'Eleganza Villa d'Este do último fim de semana, em Como, na Itália. "Eu sou a mesma pessoa. Quero a mesma experiência. Terei a mesma vida. Sabe, eu não quero que tudo seja completamente diferente. Se se torna diferente, então é diferente porque faz sentido para todos. Não projetamos um diesel diferente de uma gasolina."
Os comentários de Dukec foram feitos poucos dias antes de a BMW lançar o Série 5 2024 e o i5 totalmente elétrico e visualmente idêntico - e não muito tempo depois de adotar a mesma abordagem com o Série 7 e o i7. De fato, o único veículo elétrico da BMW que se destaca, em termos de design, é o iX, que não tem um equivalente movido a combustão para entrar em conflito. Isso fez com que Dukec argumentasse que a eletrificação não tem impacto real sobre a liberdade do design.
Novo BMW iX1
"As pessoas lá dentro têm o mesmo espaço. Você poderia dizer que não há motor na frente, mas você ainda tem motores, sim? Você tem uma bateria maior [e] você tem que colocar componentes abaixo da carroceria – que estariam lá onde a bateria está – em outro lugar. E assim nossos carros não têm frunk. [Mas] você ainda precisa de resfriamento. Você ainda precisa de todas essas coisas."
Dukec sugere que a sustentabilidade não precisa ser um compromisso estilístico, apontando que a Mercedes-Benz força seus clientes a escolher entre um Classe S convencional movido a gasolina ou um EQS totalmente elétrico. Por outro lado, a BMW está oferecendo aos seus clientes uma escolha de modelo a combustão ou veículo elétrico, mas com design consistente entre os dois.
Se você gosta do estilo independente de propulsão da BMW – uma abordagem compartilhada com o G80 eletrificado e o GV70 da Genesis, por sinal – é uma questão à parte. Deixe sua opinião se você prefere visuais EV dedicados ou uma linguagem de design compartilhada com os modelos tradicionais.
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