Em 2019 a GWM criou a ORA, uma subdivisão exclusiva de carros elétricos urbanos que nasceu de uma parceria com a BMW na China. Agora, após iniciar operações em alguns países da Europa, a marca se prepara para desembarcar no Brasil, no momento em que a GWM acelera suas operações por aqui, prometendo a chegada de 10 lançamentos.
Durante o último episódio do Podcast #ElectricDays, o InsideEVs Brasil conversou com Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, onde o executivo falou sobre a estratégia de operação, pós-venda, análise do nosso mercado, eletrificação e, por fim, a confirmação da vinda da submarca Ora ao Brasil.
"Ora faz parte dos 10 lançamentos em 3 anos"
"a gente entende que elétrico é urbano, tem uma pegada bem esportiva, bem jovem"
Além de confirmar o lançamento da marca de carros elétricos, Osvaldo destacou que para o Brasil não existirá a nomenclatura do 'gato' usada na China e alguns mercados (Good Cat, White Cat, Punk Cat, Funky Cat...). Por aqui, os modelos serão designados por siglas, segundo o executivo.
A sequência de lançamentos para o nosso mercado ainda não foi revelada de forma oficial, mas pelo que apuramos o primeiro a chegar será o Ora Good Cat, um hatchback elétrico de porte compacto que, inclusive, já teve a patente registrada no Brasil.
Medindo 4,23 metros de comprimento e com 2,65 metros de distância entre-eixos, o carro elétrico da Ora tem porte ligeiramente superior a de modelos como Peugeot e-208 e Renault Zoe, por exemplo.
Revelado ao público no Chengdu Auto Show em 2020, o elétrico tem visual de linhas arredondadas e com uma certa inspiração em modelos Porsche, dependendo do ângulo em que é visto, o que é natural, afinal o seu designer, Emanuel Derta, já passou pela montadora alemã.
Ele é movido por um motor elétrico de 145 cv ou 173 cv, dependendo da versão, com velocidade máxima limitada a 160 km/h em ambos os casos. Estão previstas duas versões de bateria com 49 e 63 kWh (brutos), que devem resultar em autonomia em torno de 300 e 400 km, respectivamente, ambas fornecidas pelo fabricante chinês CATL.
GWM - Ora Funky Cat GT (2023)
O carregamento é feito com corrente alternada de até 22 kW ou na estação de carregamento rápido de corrente contínua (67 kW). O suficiente para recarregar a bateria menor de 0 a 80% em 45 minutos, ou dez minutos a mais para a bateria de maior capacidade.
Em uma prévia pouco antes do IAA Mobility, nossos amigos do InsideEVs Alemanha tiveram contato com primeiro modelo da submarca, o Ora Cat, com boas impressões sobre o modelo, e que você pode conferir no primeiro link abaixo.
O Ora Funky Cat (Good Cat) também foi muito bem avaliado nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a nota mais alta: 92% de pontuação na proteção para adultos, 83% na segurança em acidentes infantis, 74% para proteção passiva para pedestres e 93% na excelência de equipamentos de segurança.
O Ora Good Cat é produzido na nova fábrica da GMW Taizhou Smart Factory, na China, desde 2020. Vamos acompanhar de perto as novidades sobre modelos, versões disponíveis, datas e preços para o nosso mercado.
ElectricDays Podcast #06: Estratégia da GWM para o Brasil e carros elétricos
Entrevistamos Oswaldo Ramos, o homem à frente da operação da GWM no Brasil: histórico, estratégia da marca e eletrificação:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
GWM expande rede de carregamento rápido em parceria com Iguatemi
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
GWM oferece 100% da Tabela Fipe na troca por Haval H6 e Ora 03 0KM