Stellantis, o grupo automotivo que possui vários fabricantes, incluindo Dodge, Chrysler, Jeep e Ram, investirá cerca de US$ 176 milhões para lançar um SUV premium completamente novo e totalmente elétrico em 2025, de acordo com a Reuters.
O futuro EV será baseado na plataforma STLA Medium do grupo, que foi projetada para veículos premium com comprimento entre 4.200 e 5.000 mm e pode acomodar baterias entre 87 e 105 kWh para uma autonomia de até 700 quilômetros.
Além disso, de acordo com as informações iniciais divulgadas pela Stellantis sobre suas novas plataformas de veículos elétricos em 2021, a arquitetura STLA Medium pode usar trens de força que desenvolvem entre 125 e 330 kW (167 e 442 cv de potência), em configurações de tração dianteira, traseira ou integral.
A Reuters informa que o grupo investirá em sua fábrica de Rennes, na França, criando uma oficina de montagem de baterias e uma instalação dedicada à moldagem por injeção de plástico. Atualmente, a fábrica francesa produz o Peugeot 5008 e o Citroen C5 Aircross, mas ambos os modelos provavelmente serão substituídos por esse novo veículo elétrico, cujo codinome é CR3.
Perguntado se o novo veículo estaria disponível em qualquer outra forma que não fosse um modelo totalmente elétrico, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, respondeu: "Em princípio, não".
Vale a pena observar que o grupo automotivo gigante também é proprietário da Opel e da Vauxhall, ambas fabricantes do SUV compacto Grandland, que atualmente é baseado na mesma plataforma dos modelos Peugeot e Citroen. Esses dois modelos também serão substituídos por um sucessor totalmente elétrico baseado na plataforma STLA Medium, que será produzida na fábrica do grupo em Eisenach, na Alemanha, e com estreia prevista para o próximo ano.
Todos esses veículos elétricos serão voltados principalmente para o mercado europeu, enquanto os Estados Unidos serão o mercado de origem dos próximos SUVs totalmente elétricos da Jeep, o Recon e o Wagoneer S.
Eventualmente, todos os carros fabricados pelas marcas da Stellantis serão veículos elétricos, com o grupo planejando se tornar totalmente elétrico até 2030 como parte de sua estratégia "Dare Forward 2030" e se tornar neutro em carbono até 2038.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv