page ad skin

Stellantis trabalha em inédito SUV elétrico premium para 2025

O futuro veículo elétrico será baseado na nova plataforma STLA Medium, que suporta alcance de até 700 km

Citroen C5 Aircross Hybrid

Stellantis, o grupo automotivo que possui vários fabricantes, incluindo Dodge, Chrysler, Jeep e Ram, investirá cerca de US$ 176 milhões para lançar um SUV premium completamente novo e totalmente elétrico em 2025, de acordo com a Reuters.

O futuro EV será baseado na plataforma STLA Medium do grupo, que foi projetada para veículos premium com comprimento entre 4.200 e 5.000 mm e pode acomodar baterias entre 87 e 105 kWh para uma autonomia de até 700 quilômetros.

Peugeot 3008 HYBRID4

Além disso, de acordo com as informações iniciais divulgadas pela Stellantis sobre suas novas plataformas de veículos elétricos em 2021, a arquitetura STLA Medium pode usar trens de força que desenvolvem entre 125 e 330 kW (167 e 442 cv de potência), em configurações de tração dianteira, traseira ou integral.

A Reuters informa que o grupo investirá em sua fábrica de Rennes, na França, criando uma oficina de montagem de baterias e uma instalação dedicada à moldagem por injeção de plástico. Atualmente, a fábrica francesa produz o Peugeot 5008 e o Citroen C5 Aircross, mas ambos os modelos provavelmente serão substituídos por esse novo veículo elétrico, cujo codinome é CR3.

Citroen C5 Aircross Hybrid

Perguntado se o novo veículo estaria disponível em qualquer outra forma que não fosse um modelo totalmente elétrico, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, respondeu: "Em princípio, não".

Vale a pena observar que o grupo automotivo gigante também é proprietário da Opel e da Vauxhall, ambas fabricantes do SUV compacto Grandland, que atualmente é baseado na mesma plataforma dos modelos Peugeot e Citroen. Esses dois modelos também serão substituídos por um sucessor totalmente elétrico baseado na plataforma STLA Medium, que será produzida na fábrica do grupo em Eisenach, na Alemanha, e com estreia prevista para o próximo ano.

Visão traseira do Jeep Recon 2024

Todos esses veículos elétricos serão voltados principalmente para o mercado europeu, enquanto os Estados Unidos serão o mercado de origem dos próximos SUVs totalmente elétricos da Jeep, o Recon e o Wagoneer S.

Eventualmente, todos os carros fabricados pelas marcas da Stellantis serão veículos elétricos, com o grupo planejando se tornar totalmente elétrico até 2030 como parte de sua estratégia "Dare Forward 2030" e se tornar neutro em carbono até 2038.