Toyota recebe mega subsídio para desenvolver baterias de carros elétricos
US$ 850 milhões em recursos serão usados para desenvolver pacotes LFP bipolares, bem como baterias de estado sólido
A Toyota receberá um subsídio de cerca de US$ 853 milhões do governo japonês para expandir a produção de baterias de veículos elétricos, em uma tentativa de aumentar a produção doméstica e se tornar menos dependente das cadeias de suprimentos relacionadas à China, de acordo com o Nikkei.
O incentivo monetário surge no momento em que as empresas japonesas - lideradas pela Panasonic, fornecedora da Tesla – detêm menos de 10% de participação na utilização de baterias automotivas, enquanto os fornecedores chineses – principalmente CATL e BYD – controlam mais de metade, de acordo com a SNE Research, citada pelo Nikkei.
A Toyota disse que usará o dinheiro para desenvolver a próxima geração de baterias de íons de lítio, que usam a tecnologia bipolar de fosfato de ferro de lítio e têm o potencial de oferecer 20% mais autonomia em veículos elétricos e custar cerca de 40% menos do que as baterias de íons de lítio da geração atual usadas no crossover Toyota bZ4X.
Galeria: Toyota bZ Sport Crossover e FlexSpace Concept
A montadora japonesa provavelmente colocará a bateria de próxima geração em produção por volta de 2026 ou 2027, quando os veículos elétricos baseados em uma nova plataforma dedicada chegarão ao mercado com uma autonomia anunciada de cerca de até 965 quilômetros com uma única carga.
Além disso, a Toyota usará uma parte do subsídio para a pesquisa e desenvolvimento de suas baterias de estado sólido, o que supostamente aumentará a autonomia de seus carros elétricos em cerca de 20%, em comparação com os pacotes bipolares LFP, o que se traduz em cerca de 1.158 km de viagens com emissão zero.
No início desta semana, o grupo japonês que atualmente vende apenas dois veículos totalmente elétricos nos Estados Unidos – os crossovers Toyota bZ4X e Lexus RZ – revelou um plano ambicioso que resultará em uma nova plataforma EV em 2026 e baterias EV recém-desenvolvidas, supostamente capazes de entregar mais de 900 milhas (1.448 km) de autonomia após 2028.
Além disso, a empresa com sede em Aichi quer reduzir os custos de produção empregando métodos de fundição giga semelhantes aos usados pela Tesla, bem como melhorar ao máximo as propriedades aerodinâmicas de seus próximos modelos movidos a bateria.
A Toyota planeja lançar 10 novos carros elétricos até 2026 e produzirá um novo SUV elétrico no Kentucky (EUA) a partir de 2025, além de investir US$ 2,1 bilhões em uma fábrica de baterias na Carolina do Norte.
Além do aumento do investimento no desenvolvimento de novos veículos elétricos, a Toyota também continuará investindo em veículos híbridos e veículos movidos a hidrogênio, como o recente investimento no Brasil para produzir um inédito modelo compacto híbrido flex.
Fonte: Nikkei Asia
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