page ad skin

Toyota apresenta sua própria giga prensa para reduzir os custos de elétricos

Montadora japonesa irá utilizar giga prensas para simplificar a produção, reduzir custos e aumentar margens de lucro

Toyota giga prensa

A Toyota mostrou a primeira giga fundição que a ajudará a obter um custo de produção mais baixo para os próximos veículos totalmente elétricos baseados em uma arquitetura totalmente nova que chegará ao mercado em 2026.

Com base na única foto divulgada pela Toyota, parece que a montadora japonesa fez uma giga prensa para a seção traseira de um veículo, semelhante ao que a Tesla está fazendo para o Model Y e o futuro Cybertruck.

O grupo sediado em Aichi disse no passado que irá se inspirar nos processos de fabricação da Tesla, como o uso de giga prensas, para simplificar a produção e, por fim, reduzir os custos e aumentar suas margens de lucro.

Toyota giga casting (right) versus old section (left)

Toyota giga press (direita) montagem antiga (esquerda)

Embora a Toyota não tenha mencionado as diferenças entre a seção traseira antiga e a nova, podemos perceber pela foto que a iteração anterior era composta por pelo menos 33 componentes diferentes, enquanto a giga fundição é apenas uma grande peça de metal, o que, segundo a fabricante nipônica, ajudará a reduzir drasticamente o número de processos envolvidos durante a produção, bem como os investimentos necessários.

No comunicado oficial, a Toyota menciona que a nova plataforma de veículos elétricos terá três componentes principais que formam uma estrutura modular - frente, centro - que abriga a bateria - e seção traseira.

O primeiro veículo elétrico baseado na nova arquitetura criada para esse fim será lançado em 2026 sob a marca Lexus, com uma bateria de íons de lítio de última geração que permitirá uma autonomia de mais de 600 milhas (965 quilômetros), de acordo com um anúncio recente da Toyota. 

A próxima etapa do plano da Toyota para se tornar "líder mundial em baterias" está programada para 2026-2027 e envolve o desenvolvimento de uma bateria bipolar de fosfato de ferro e lítio que pode reduzir os custos em 40% em comparação com a equivalente anterior, enquanto uma bateria bipolar avançada de ferro e lítio com 10% a mais de autonomia está programada para entrar em produção em 2027-2028.

No entanto, a maior reivindicação do novo plano de eletrificação da Toyota é uma bateria avançada de estado sólido que chegará depois de 2028 e oferecerá um alcance impressionante de mais de 900 milhas (1.448 km) com uma carga completa.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários