É um avião? É um OVNI? Não, é o iUFO, um protótipo eVTOL totalmente funcional. Desenvolvido após três anos de trabalho e investigação pela Universidade de Beihang e pela Universidade Politécnica do Noroeste, o disco voador está certamente entre os veículos de pouso e decolagem vertical mais estranhos do mundo.
Por enquanto, é apenas um conceito para eventos promocionais, mas a sua tecnologia foi patenteada, o que significa que, mais cedo ou mais tarde, poderemos ver uma empresa a dar vida a um OVNI de "produção".
O protótipo pode acomodar uma única pessoa e caracteriza-se por 12 hélices dispostas à volta do "cockpit". A distribuição do peso e o design do próprio eVTOL foram concebidos para otimizar a segurança e a estabilidade, enquanto a "parte inferior da carroceria" e os seus suportes foram concebidos para permitir que o "OVNI" pouse tanto em terra como na água.
Os vídeos do evento de Shenzhen - onde o disco voador foi testado pela primeira vez em frente ao público - parecem saídos de um filme de ficção científica. No entanto, o desempenho prometido não é assim tão extraordinário. De acordo com os projectistas, o OVNI pode viajar a uma altitude de até 200 metros, atingir um máximo de 50 km/h e voar durante um total de 15 minutos.
Números que não são propriamente excepcionais quando comparados com os muitos eVTOLs (de forma mais convencional) que vão surgir nos próximos anos.
Entre os eVTOL mais recentes encontra-se o Stellantis eVTOL desenvolvido em conjunto com a Archer. O avião pode acomodar quatro pessoas, atingir 240 km/h e permitir 160 km de autonomia, estando a sua estreia no mercado prevista para 2025.
Archer Midnight eVTOL
Ao modelo da Stellantis juntam-se também o carro elétrico voador da Xpeng e os táxis voadores propostos pela empresa alemã VoloCity. Sem esquecer a Airbus e a Toyota, esta última está trabalhando em conjunto com a Joby Aviation para produzir em série o avião elétrico do futuro.
Fonte: Electrek
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