O novo Chevrolet Blazer elétrico já está com lançamento confirmado no Brasil. E enquanto a estreia oficial não chega, a GM aproveita pra começar a mostrar o SUV elétrico 'puro'. Desta vez, o modelo foi exposto no evento 'Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil', realizado na semana passada em Brasília (DF).
Ainda camuflada parcialmente, a unidade do Blazer EV exposta tinha a inscrição "Em fase final de testes do Brasil" no para-brisa. Antes disso, a GM já havia anunciado que o modelo estava sendo testado no Campo de Provas, que já está sendo utilizado para testes de futuros veículos elétricos globais da empresa, inclusive, colaborando com a matriz nos Estados Unidos.
O novo Chevrolet Blazer EV chegará ao Brasil em 2024, junto com outro veículo elétrico, o Equinox elétrico. A chegada dos SUVs elétricos ao país ocorre dentro da nova fase do plano estratégico de transição energética da GM, que receberá investimentos de US$ 35 bilhões para o desenvolvimento de 30 novos veículos elétricos globalmente.
Recentemente, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, falou que os novos veículos elétricos deveriam chegar ao Brasil em meados do ano que vem.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos.
A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”
O campo de provas da GM fica em Indaiatuba (SP), dentro de uma área que possui 7 laboratórios e 17 pistas de testes, enquanto o Centro Tecnológico fica em São Caetano do Sul (SP), dando suporte na área de pesquisa e desenvolvimento.
A ideia é acelerar a chegada dos próximos carros elétricos ao Brasil sem muito atraso em relação aos principais mercados. Essa colaboração envolve temas relacionados à eficiência energética, conectividade, bem como testes de certificação e homologação para a adaptação desses veículos aos diferentes mercados.
Outro ponto que a GM destaca é o potencial do Brasil, pelo tamanho do seu mercado automotivo, sua capacidade de engenharia, parque industrial avançado e oferta de matérias-primas para baterias, de se transformar num polo de mobilidade elétrica no futuro, com produção local de carros elétricos e baterias.
Fotos: Fábio Trindade (Motor1.com)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv