Iniciando uma nova aplicação na transição energética para veículos elétricos, a Raízen iniciou a operação de abastecimento de aeronaves utilizando caminhões elétricos. O anúncio oficial foi realizado nesta semana no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), um dos mais movimentados da América Latina.
O caminhão elétrico da Volkswagen será recarregado em uma estação de recarga rápida Shell Recharge, com potência de 60 kW, instalada dentro da área de operações do aeroporto, que permitirá uma recarga completa do veículo em cerca de 1 hora, utilizando energia limpa e 100% renovável produzida pela Raízen.
No evento de inauguração da operação, o primeiro abastecimento pelo caminhão elétrico foi realizado em uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, a maior companhia do Brasil em número de voos e cidades atendidas.
Primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido no Brasil, o Volkswagen e-Delivery é produzido na fábrica da VWCO, localizada em Resende (RJ). O e-Delivery destinado a essa operação foi adaptado pela área técnica da Raízen para executar a atividade de abastecimento de aeronaves, com equipamentos montados pela Rucker, pioneira no País em equipamentos de movimentação e armazenagem de carga aérea.
O caminhão de zero emissão proporcionará uma redução de até 50% nos custos anuais com abastecimento, em comparação com o caminhão a combustão. Além disso, ele zera os custos com abastecimento de óleo diesel e consumo de Arla, bem como traz uma significativa redução nos preços com manutenção e poluição sonora.
A Raízen vem trabalhando há cerca de seis meses na adequação do projeto. O objetivo principal é criar um piloto para transição futura de parte da frota da companhia e potencializar a descarbonização do segmento de aviação, em linha com outras frentes da empresa.
Com uma média de movimentação de 3,1 milhões de passageiros por mês, o Aeroporto de Guarulhos também respondeu, em março deste ano, por mais de 50% de todas as exportações aéreas e 45% de todo volume de combustível de aeronaves do Brasil.
Fontes: VWCO/Raízen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv