Toyota está pronta para vender só carros elétricos a partir de 2035 na Europa
Montadora japonesa tem plano para se adaptar a proibição de carros a combustão no Velho Continente
A Toyota tem estado no centro dos debates nos últimos meses, principalmente por causa de sua relutância em migrar totalmente para os carros elétricos em nível global o mais rápido possível e, em segundo lugar, porque anunciou recentemente planos para desenvolver e vender baterias de estado sólido com autonomia de impressionantes 1.500 km com uma única carga.
Mas, mesmo com este último desenvolvimento, o grupo automotivo japonês continuará a vender híbridos, híbridos plug-in e veículos movidos a hidrogénio até à próxima década, com 1,7 milhões de veículos elétricos a serem fabricados anualmente até 2030, de um total de 3,5 milhões de unidades que incluem modelos a combustão e motorizações à base de hidrogênio.
No entanto, em um grande mercado – a Europa – a Toyota será forçada a abandonar seus modelos movidos a gasolina por causa de uma lei da União Europeia que determina que todos os carros e vans novos vendidos a partir de 2035 terão que ser de emissão zero.
E como há apenas uma pequena quantidade de estações de reabastecimento de hidrogênio em todo o Velho Continente, tornando extremamente difícil possuir um carro movido a hidrogênio, está claro que a montadora japonesa dependerá de elétricos a bateria nesta parte do mundo, já que a infraestrutura de veículos elétricos é muito melhor em comparação com o hidrogênio.
Falando durante o Automobile News Europe Congress, o diretor de operações (COO) da empresa, Matt Harrison, disse que a montadora não apoia o padrão Euro 7 proposto pela UE, que obriga os fabricantes de automóveis a reduzir as emissões médias de dióxido de carbono de suas frotas em 55% até 2030 em comparação com os níveis de 2021.
Além disso, ele não espera que a norma seja totalmente descartada, mas sim que seja atenuada para "algo mais realista". A este respeito, a Alemanha e a Itália expressaram suas objeções ao plano, com um projeto para permitir os combustíveis sintéticos sendo proposto em março.
"Estaremos prontos para vender 100% de BEVs a partir de 2035", disse o COO europeu da Toyota, estimando que a participação da montadora japonesa nas vendas de veículos elétricos passará de zero em 2022 para 15% em 2025 e 55% em 2030.
Isso coincide com os planos recentemente revelados da empresa de aumentar a produção de veículos elétricos a bateria para 1,7 milhão em todo o mundo até 2030, quando as baterias de estado sólido permitirão autonomia de mais de 1.500 km.
Mas não é só a Toyota que terá de cumprir a nova lei. Todas as montadoras que vendem carros na UE precisarão fazer o mesmo se quiserem permanecer no negócio. Vai ser interessante acompanhar essa mudança e seus reflexos nos demais mercados.
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