Conforme antecipado, a Ford irá encerrar a produção do Ford Fiesta na fábrica de Colônia, na Alemanha, semana que vem. O plano é abrir espaço na linha de montagem para o totalmente novo Ford Explorer Electric, versão elétrica do SUV de nova geração da marca.
Segundo a reportagem do site britânico Autocar, o último Ford Fiesta sairá da linha de montagem em Colônia no próximo dia 7 de julho. O carro compacto que deixou sua marca na história da Ford se despede após uma trajetória de 47 anos em um processo de transição da indústria para a produção de carros elétricos.
Como sua primeira fábrica neutra em carbono, a unidade de Colônia começou a ser transformada em 2021. De acordo com a Ford, o centro de veículos elétricos de Colônia utiliza aprendizado de máquina, sistemas de transporte autônomos, robôs e realidade aumentada para aumentar a eficiência da produção enquanto melhora ao longo do tempo.
Isso faz parte do novo plano estratégico da Ford, que tem como meta vender exclusivamente carros elétricos na Europa até 2030. Antes disso, já em 2024, a montadora norte-americana prometeu uma linha com nove veículos totalmente elétricos. Parte desse crescimento será apoiado pela parceria com a Volkswagen, onde a Ford irá utilizar a plataforma MEB como base para seus próprios carros elétricos.
Nessa ampliação da linha de veículos elétricos, que já conta com os modelos Mustang Mach-E, E-Transit e F-150 Lightning, a Ford anunciou recentemente o lançamento do SUV elétrico Ford Explorer Electric, que chegará aos Estados Unidos e Europa com proposta de atingir um amplo público - o modelo tem porte similar ao 'primo' Volkswagen ID.4, com o qual compartilha a plataforma.
O novo Ford Explorer elétrico será vendido em algum momento de 2023 na Europa em duas versões (Explorer e Explorer Premium) e com preço inicial indicado abaixo de 45.000 euros (R$ 237.000). Isso quer dizer que ele custará bem menos que o Mustang Mach-E, que parte 62.900 euros (R$ 332.000) na Alemanha.
Martin Sander, diretor geral da divisão Ford Model E Europa, disse a Autocar em dezembro:
"Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia"
Chega o ponto em que precisamos de espaço para produção, porque estamos transformando a fábrica do Fiesta em uma unidade totalmente elétrica a bateria. Foi por isso que tivemos de tomar a decisão de encerar a produção do Fiesta.
Quando estiver com a produção a pleno vapor, a fábrica de Colônia terá capacidade de produção anual de 250.000 unidades, o que ajudará a Ford na meta global de produzir 2 milhões de carros elétricos por ano até o final de 2026.
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