Durante o Global Technology Day, realizado anualmente em Friedrichshafen, a ZF apresentou o protótipo de um trem de força para carros elétricos com eficiência recorde. Ele é chamado de EVSys800 e é uma unidade particularmente compacta e leve com arquitetura de 800 Volts.
A ZF o montou em um carro-conceito chamado EVbeat, baseado no Porsche Taycan, para demonstrar o desempenho que ele pode oferecer. Então, vamos conferir como o sistema funciona em detalhes.
O EVSys800 é um trem de força modular compacto "3 em 1" que consiste em eletrônica de potência de carboneto de silício, um motor elétrico e uma caixa de câmbio, ambos com recursos inovadores. O sistema desenvolve 5.200 Nm de torque (despejado no solo pelo eixo traseiro) e potências contínuas e de pico de 280 e 375 cv, respectivamente.
Observando os números, dois aspectos interessantes se destacam. O primeiro é que o EVSys800, pesando apenas 74 kg (30% menos que um sistema convencional com as mesmas características), desenvolve uma densidade de torque muito alta de 70 Nm por kg. O segundo é que ele consegue atingir uma potência contínua que é apenas 25% menor do que a potência de pico.
A compactação do conjunto é o resultado de várias soluções tecnológicas: o motor é fabricado com uma tecnologia patenteada chamada enrolamento trançado, enquanto a caixa de câmbio/diferencial extremamente compacta economizou 5 centímetros de largura e instalação coaxial no eixo do motor.
O inversor também foi revisado desde o início para maximizar a economia de peso e espaço. A ZF também trabalhou nos módulos de energia e nos capacitores para obter um produto melhor em termos de sustentabilidade.
Para melhorar a eficiência geral, a ZF também implementou um novo sistema de gerenciamento térmico, chamado TherMaS, que usa uma unidade central e um software com inteligência artificial para controlar todos os processos de controle de temperatura dos órgãos mecânicos e da cabine de passageiros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas