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ZF apresenta conjunto de motor elétrico compacto e supereficiente

Chama-se EVSys800 e desenvolve 375 cv e 5.200 Nm. Possui dimensões reduzidas e eficiência recorde

Il sistema di propulsione elettrica EVSys800

Durante o Global Technology Day, realizado anualmente em Friedrichshafen, a ZF apresentou o protótipo de um trem de força para carros elétricos com eficiência recorde. Ele é chamado de EVSys800 e é uma unidade particularmente compacta e leve com arquitetura de 800 Volts.

A ZF o montou em um carro-conceito chamado EVbeat, baseado no Porsche Taycan, para demonstrar o desempenho que ele pode oferecer. Então, vamos conferir como o sistema funciona em detalhes.

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Desempenho sem restrições

O EVSys800 é um trem de força modular compacto "3 em 1" que consiste em eletrônica de potência de carboneto de silício, um motor elétrico e uma caixa de câmbio, ambos com recursos inovadores. O sistema desenvolve 5.200 Nm de torque (despejado no solo pelo eixo traseiro) e potências contínuas e de pico de 280 e 375 cv, respectivamente.

Observando os números, dois aspectos interessantes se destacam. O primeiro é que o EVSys800, pesando apenas 74 kg (30% menos que um sistema convencional com as mesmas características), desenvolve uma densidade de torque muito alta de 70 Nm por kg. O segundo é que ele consegue atingir uma potência contínua que é apenas 25% menor do que a potência de pico.

Galeria: ZF EVSys800

Projeto revisado desde o início

A compactação do conjunto é o resultado de várias soluções tecnológicas: o motor é fabricado com uma tecnologia patenteada chamada enrolamento trançado, enquanto a caixa de câmbio/diferencial extremamente compacta economizou 5 centímetros de largura e instalação coaxial no eixo do motor.

O inversor também foi revisado desde o início para maximizar a economia de peso e espaço. A ZF também trabalhou nos módulos de energia e nos capacitores para obter um produto melhor em termos de sustentabilidade.

Para melhorar a eficiência geral, a ZF também implementou um novo sistema de gerenciamento térmico, chamado TherMaS, que usa uma unidade central e um software com inteligência artificial para controlar todos os processos de controle de temperatura dos órgãos mecânicos e da cabine de passageiros.

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