O carro elétrico compacto da Ora, uma submarca que pertence à GWM, já está sendo testado no Brasil. O flagra foi realizado pelo @sidneyhamano e publicado no perfil do Instagram do nosso amigo João Anacleto.
Chamado de Ora Good Cat ou Funky Cat, dependendo do mercado, o novo carro elétrico com proposta urbana foi flagrado na região de Ribeiro Preto, no interior de São Paulo, enquanto fazia o carregamento da bateria.
Com 4,23 metros de comprimento e com 2,65 metros de distância entre-eixos, o carro elétrico da Ora tem porte ligeiramente superior a de modelos como Peugeot e-208 e Renault Zoe, por exemplo. Outro rival será o também chinês BYD Dolphin, que acaba de ser lançado no Brasil por R$ 149.800.
No episódio 6 do Podcast #ElectricDays do InsideEVs Brasil, conversamos com Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, que falou sobre os planos da empresa e confirmou a estreia da marca Ora por aqui. Outro destaque é que para o Brasil não existirá a nomenclatura do "gato" usada na China e alguns mercados (Good Cat, White Cat, Punk Cat, Funky Cat...). Por aqui, os modelos serão designados por siglas.
O Ora Good Cat tem visual de linhas arredondadas e com uma certa inspiração em modelos Porsche, dependendo do ângulo em que é visto, o que é natural, afinal o seu designer, Emanuel Derta, já passou pela montadora alemã - nós já vimos o modelo de perto e a impressão ao vivo é muito melhor do que nas fotos, um destaque.
Ele é movido por um motor elétrico de 145 cv ou 173 cv, dependendo da versão, com velocidade máxima limitada a 160 km/h em ambos os casos. Estão previstas duas versões de bateria com 49 e 63 kWh (brutos), que devem resultar em autonomia em torno de 300 e 400 km, respectivamente, ambas fornecidas pelo fabricante chinês CATL.
O carregamento é feito com corrente alternada de até 22 kW ou na estação de carregamento rápido de corrente contínua (67 kW). O suficiente para recarregar a bateria menor de 0 a 80% em 45 minutos, ou dez minutos a mais para a bateria de maior capacidade.
O Ora Funky Cat (Good Cat) foi muito bem avaliado nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a nota mais alta: 92% de pontuação na proteção para adultos, 83% na segurança em acidentes infantis, 74% para proteção passiva para pedestres e 93% na excelência de equipamentos de segurança.
O Ora Good Cat é produzido na nova fábrica da GWM Taizhou Smart Factory, na China, desde 2020. Com um cronograma que prevê 10 lançamentos em nosso mercado, a estreia do carro elétrico da Ora (com o perdão do trocadilho) ficará para 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Hyundai Creta elétrico é flagrado na Índia e pode ser opção ao Yuan Pro
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
''Maverick'' da Geely, picape elétrica Riddara RD6 é flagrada em Curitiba
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
SUV quadradinho da GM é flagrado no Brasil: arma contra os chineses