A BYD fez o anúncio oficial da instalação de sua primeira fábrica de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil. Em evento realizado nesta terça-feira (4) em Salvador (BA), a montadora chinesa confirmou o investimento de R$ 3 bilhões para o país nos próximos três anos, o que inclui a produção de automóveis e também caminhões e ônibus elétricos, além da montagem de baterias de lítio em Camaçari (BA).
O evento oficial contou com a presença de Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, Stela Li, vice-presidente global da BYD, Tyler Li, presidente da BYD no Brasil e executivos de alto escalão da montadora. O anúncio da fábrica havia sido antecipado durante o lançamento do BYD Dolphin em São Paulo (SP) na semana passada.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas."
O projeto da BYD para Camaçari envolve três células de produção: uma para veículos elétricos e híbridos plug-in de passeio, outra para veículos pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias de lítio para atender ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
O plano de investimento para a fábrica de Camaçari é de R$ 3 bilhões até 2025, que serão destinados para a construção da fábrica de automóveis, que terá unidades para a produção de caminhões e ônibus elétricos, bem como a montagem de baterias de lítio.
Com início de operação previsto para o segundo semestre de 2024, a fábrica da BYD em Camaçari empregará 5.000 pessoas e terá capacidade inicial para 150.000 unidades, número que pode avançar para 300.000 veículos quando estiver em operação plena. O objetivo é atender ao mercado brasileiro e também servir como hub de exportação de veículos para os demais mercados da América Latina.
“A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.
Fundada em 1996 na China, a BYD teve um crescimento vigoroso ao longo de sua trajetória, até o momento de se tornar a maior montadora de veículos eletrificados (carros elétricos + híbridos plug-in) do mundo em 2022, superando a norte-americana Tesla, que vende exclusivamente veículos elétricos a bateria.
A BYD iniciou a produção local em 2015, com a fábrica de chassis e ônibus elétricos em Campinas (SP), que passou a produzir painéis fotovoltaicos dois anos depois. Em 2020, a operação chegou à Zona Franca de Manaus, onde a empresa instalou uma linha de montagem de baterias de fosfato-ferro-lítio para ônibus elétricos e caminhões.
A BYD chegou ao Brasil trazendo dois carros elétricos (Tan e Han), ampliando a linha logo depois com o Yuan Plus, que foi lançado juntamente com o primeiro modelo híbrido plug-in da marca por aqui, o Song Plus. O mais recente, Dolphin, acabou de ser lançado com boa aceitação do público, já emplacou mais de 300 unidades em apenas dois dias.
Stella Li prevê que nosso mercado será composto por carros elétricos e híbridos plug-in. Nesse sentido, a fábrica de Camaçari estará pronta mais adiante para produzir também modelos híbridos plug-in flex, aliando assim, a possibilidade de recarga na tomada e a utilização do etanol quando necessário, melhorando seu desempenho ambiental.
O governador da Bahia afirmou que os incentivos solicitados pela BYD ao governo do estado, e também ao governo federal, foram atendidos. Dois deles são a redução da alíquota de ICMS em 95% até 2032. Outro pedido feito pela BYD foi a isenção do IPVA para veículos eletrificados produzidos no estado, o qual também será atendido para modelos produzidos e emplacados na Bahia com preço limitado a R$ 300.000.
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