Sucesso de vendas, o BYD Dolphin foi lançado no Brasil na semana passada pelo preço inicial de R$ 149.800, um valor abaixo do esperado para o carro elétrico urbano e que surpreendeu o mercado (e a concorrência).
Poucos dias após a estreia oficial no país, parece que o Dolphin realmente está caindo no gosto do brasileiro. Segundo apuramos junto à BYD, o mais recente carro elétrico da marca já vendeu mais de 1.000 unidades no Brasil desde o seu lançamento, que aconteceu no último dia 28 de junho.
Mais que isso, segundo os dados revelados pela montadora, o Dolphin teve 711 unidades comercializadas apenas nos primeiros quatro dias de vendas (28 de junho a 1º de julho), ou seja, mais que a soma de todos os carros elétricos a bateria vendidos no país durante todo o mês de junho (610 unidades).
E considerando a realidade de preços dos carros elétricos no país, o compacto elétrico da BYD abre novas possibilidades de termos modelos mais acessíveis ao fazer a concorrência se mexer, como já vimos, por exemplo, com o JAC e-JS1, que baixou de R$ 145.990 para R$ 139.990.
O BYD Dolphin usa a plataforma e-Platform 3.0, desenvolvida para modelos 100% elétricos, e apesar do comprimento de 4,12 metros, pouco menor que de um Chevrolet Onix, ele tem um entre-eixos de 2,70 metros, o mesmo de um Toyota Corolla, um sedã médio, o que se percebe claramente no espaço interno. O porta-malas tem 345 litros (1.310 litros com o banco traseiro rebatido).
No assoalho, o pacote de baterias de lâmina (Blade) com 44,9 kWh de capacidade que, segundo a classificação do Inmetro, roda 291 km - no entanto, na vida real, esse número é superior, sendo que no ciclo NEDC ele está com 401 km.
Outro destaque do Dolphin é vir com um pacote de equipamentos e tecnologia até então inéditos para o segmento. O BYD compacto traz de série 6 airbags, volante multifuncional, acesso sem chave, botão de partida, controle de cruzeiro, ar condicionado automático, atualizações remotas (OTA), freio de estacionamento eletrônico, auto hold e câmera 360º em HD.
Nessa mesma faixa de preço, o Dolphin concorre com carros elétricos menores, como o Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990) e JAC e-JS1 (R$ 139.990), ambos inferiores em construção (além de não serem carros elétricos feitos em plataforma dedicada), powertrain e o crucial: a bateria, maior, mais eficiente e segura.
Por enquanto, o que podemos afirmar é que o BYD Dolphin chegou ao Brasil com preço abaixo do esperado e trazendo uma proposta, lista de equipamentos e tecnologia até então inéditos para o segmento. De quebra, ainda tem chances de ser produzido na fábrica que a BYD anunciou na Bahia e entrará em operação no segundo semestre de 2024.
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