Esta é nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que servirá de base para carros elétricos com 700 km de autonomia e muitas evoluções em termos de desempenho, carregamento e eficiência energética.
Apresentada oficialmente após o anúncio do EV Day 2021, a STLA Medium foi projetada para acomodar uma ampla gama de veículos e configurações de propulsão nos segmentos C e D, representando o núcleo do mercado, com 35 milhões de veículos vendidos em 2022 e quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos em todo o mundo no mesmo ano.
As marcas do grupo Stellantis oferecem 26 modelos nesses segmentos, em diferentes plataformas. Até 2 milhões de veículos por ano podem ser montados no STLA Medium em vários locais de produção em todo o mundo, começando na Europa.
"O que estamos vendo hoje é o resultado de quase dois anos de inovação, sem compromisso, para oferecer mobilidade segura, limpa e acessível, apoiada por nosso investimento de 30 bilhões de euros em eletrificação e software até o final de 2025", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"A plataforma STLA Medium demonstra o poder da comunidade técnica global da Stellantis para fornecer produtos centrados no cliente e escrever o futuro da mobilidade, ao mesmo tempo em que visa a neutralidade de carbono até 2038."
A STLA Medium é a primeira de quatro plataformas elétricas globais anunciadas no EV Day 2021, que formarão a base para os futuros veículos elétricos do grupo e ajudarão a Stellantis a alcançar suas metas de eletrificação, incluindo o objetivo de atingir 100% das vendas de veículos elétricos de passeio na Europa e 50% das vendas de BEV para carros de passeio e picapes nos EUA até 2030.
Com a STLA Medium, a Stellantis passará a desenvolver carros elétricos "puros", o que se reflete em maior eficiência energética, autonomia mais ampla (até 700 km) e menor tempo de carregamento com a arquitetura elétrica de 400 volts otimizada.
A bateria com até 98 kWh de capacidade efetiva pode proporcionar, dependendo do modelo, consumo de energia que pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, a melhor eficiência energética do segmento. Além disso, os proprietários poderão recarregar a bateria de 20% a 80% em 27 minutos, ou 2,4 kWh por minuto.
A Stellantis informa que a plataforma STLA Medium estará presente em veículos elétricos vendidos no mundo inteiro e disponíveis com tração dianteira ou tração nas quatro rodas, através da adição de um segundo módulo de propulsão elétrica na traseira, e com uma faixa de potência que varia de 160 a 285 kW.
Os carros elétricos que nascerão na STLA Medium terão tração dianteira e integral, com potência entre 160 e 285 kW, e incluirão todos os tipos de carroceria, de sedãs a SUVs, passando por crossovers. Entre as características:
A Stellantis afirma que a plataforma foi projetada para suportar futuras químicas de baterias, incluindo níquel e cobalto, além das aguardadas baterias de estado sólido. O grupo automotivo fez uma série de investimentos recentemente, incluindo na Lyten, uma empresa pioneira de materiais avançados por trás da tecnologia de baterias de lítio-enxofre.
Em termos de carros elétricos que serão baseados nesta nova arquitetura, podemos citar a versão elétrica do DS 4. Mais adiante, ela deve ser usada pela marca Jeep nos futuros SUVs Recon e o Wagoneer S.
No Brasil, os veículos elétricos de passeio da Stellantis (Peugeot e-208 e e-2008) utilizam a plataforma e-CMP e também lançamentos que podem chegar mais adiante, como o Jeep Avenger elétrico. Dessa forma, ainda vai demorar um pouco para vermos modelos baseados nas novas plataformas da STLA (Small e Medium), a exceção da RAM 1500 REV, esta sim baseada na nova STLA Frame.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?