Esta é nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que servirá de base para carros elétricos com 700 km de autonomia e muitas evoluções em termos de desempenho, carregamento e eficiência energética.
Apresentada oficialmente após o anúncio do EV Day 2021, a STLA Medium foi projetada para acomodar uma ampla gama de veículos e configurações de propulsão nos segmentos C e D, representando o núcleo do mercado, com 35 milhões de veículos vendidos em 2022 e quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos em todo o mundo no mesmo ano.
As marcas do grupo Stellantis oferecem 26 modelos nesses segmentos, em diferentes plataformas. Até 2 milhões de veículos por ano podem ser montados no STLA Medium em vários locais de produção em todo o mundo, começando na Europa.
"O que estamos vendo hoje é o resultado de quase dois anos de inovação, sem compromisso, para oferecer mobilidade segura, limpa e acessível, apoiada por nosso investimento de 30 bilhões de euros em eletrificação e software até o final de 2025", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"A plataforma STLA Medium demonstra o poder da comunidade técnica global da Stellantis para fornecer produtos centrados no cliente e escrever o futuro da mobilidade, ao mesmo tempo em que visa a neutralidade de carbono até 2038."
A STLA Medium é a primeira de quatro plataformas elétricas globais anunciadas no EV Day 2021, que formarão a base para os futuros veículos elétricos do grupo e ajudarão a Stellantis a alcançar suas metas de eletrificação, incluindo o objetivo de atingir 100% das vendas de veículos elétricos de passeio na Europa e 50% das vendas de BEV para carros de passeio e picapes nos EUA até 2030.
Com a STLA Medium, a Stellantis passará a desenvolver carros elétricos "puros", o que se reflete em maior eficiência energética, autonomia mais ampla (até 700 km) e menor tempo de carregamento com a arquitetura elétrica de 400 volts otimizada.
A bateria com até 98 kWh de capacidade efetiva pode proporcionar, dependendo do modelo, consumo de energia que pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, a melhor eficiência energética do segmento. Além disso, os proprietários poderão recarregar a bateria de 20% a 80% em 27 minutos, ou 2,4 kWh por minuto.
A Stellantis informa que a plataforma STLA Medium estará presente em veículos elétricos vendidos no mundo inteiro e disponíveis com tração dianteira ou tração nas quatro rodas, através da adição de um segundo módulo de propulsão elétrica na traseira, e com uma faixa de potência que varia de 160 a 285 kW.
Os carros elétricos que nascerão na STLA Medium terão tração dianteira e integral, com potência entre 160 e 285 kW, e incluirão todos os tipos de carroceria, de sedãs a SUVs, passando por crossovers. Entre as características:
A Stellantis afirma que a plataforma foi projetada para suportar futuras químicas de baterias, incluindo níquel e cobalto, além das aguardadas baterias de estado sólido. O grupo automotivo fez uma série de investimentos recentemente, incluindo na Lyten, uma empresa pioneira de materiais avançados por trás da tecnologia de baterias de lítio-enxofre.
Em termos de carros elétricos que serão baseados nesta nova arquitetura, podemos citar a versão elétrica do DS 4. Mais adiante, ela deve ser usada pela marca Jeep nos futuros SUVs Recon e o Wagoneer S.
No Brasil, os veículos elétricos de passeio da Stellantis (Peugeot e-208 e e-2008) utilizam a plataforma e-CMP e também lançamentos que podem chegar mais adiante, como o Jeep Avenger elétrico. Dessa forma, ainda vai demorar um pouco para vermos modelos baseados nas novas plataformas da STLA (Small e Medium), a exceção da RAM 1500 REV, esta sim baseada na nova STLA Frame.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv