O novo BYD Seagull está fazendo um baita sucesso. Lançado há poucos meses na China e confirmado para o Brasil em 2024, o carro elétrico mais barato da BYD vendeu 23 mil unidades em junho e já acumula mais de 38.000 emplacamentos desde o seu lançamento.
Analisando os números de emplacamentos da BYD em junho, o Seagull respondeu por 18% das vendas totais da marca (128.196 carros elétricos), um avanço considerando os 12% em maio, o que mostra a evolução do subcompacto elétrico em seu mercado de origem.
Lançado em abril, o Seagull (gaivota) estreou com 1.500 unidades vendidas, e a partir daí, a capacidade de produção e comercialização avançou rapidamente: em maio foram 14.300 emplacamentos, subindo para 23.005 em junho - para comparação, o BYD Dolphin registrou 31.140 unidades no mês passado.
Na China, o pequeno carro elétrico é oferecido em três versões, com preços que variam de 73.800 a 89.800 yuans, o equivalente a R$ 49.700 e R$ 60.500 em uma conversão direta. Para o Brasil os preços ainda não foram revelados, mas apostamos que ele virá custando algo na faixa entre R$ 100.000 - R$ 120.000, algo que poderemos apurar melhor mais adiante.
O BYD Seagull está equipado com um motor elétrico de 55 kW (74 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque que é alimentado pela bateria de lâmina (Blade) com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh, suficiente para o alcance de 305 km ou 405 km pelo ciclo chinês, respectivamente - a velocidade máxima é de 130 km/h.
Posicionado abaixo do Dolphin (golfinho) na linha Ocean, o Seagull mede 3,78 metros de comprimento (10 cm a mais que um Renault Kwid), 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e possui distância entre-eixos de 2,50 metros (3 cm a menos que um Hyundai HB20).
No interior, o pequeno BYD se destaca pelo layout de aparência moderna e que traz elementos que já conhecemos no irmão maior Dolphin, com visual limpo e de poucos botões, quadro de instrumentos totalmente digital e uma tela de 10,8" (giratória) para o sistema de informação e entretenimento.
A lista de itens de série conta com quatro airbags, controle de estabilidade e assistente de estacionamento. A versão mais equipada possui um avançado sistema de assistência ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem ativa de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
Confirmado para o Brasil em 2024 e com a patente já registrada no país, o BYD Seagull enfrentará concorrentes como o Renault Kwid E-Tech e JAC e-JS1, além do Caoa Chery iCar, todos eles inferiores em termos de construção, porte, equipamentos e tecnologia.
E considerando o que vimos com o Dolphin, um grande sucesso com o emplacamento de mais de 1.200 unidades em apenas uma semana, um recorde histórico para o segmento de carros elétricos no país, o Seagull, posicionado abaixo e mais em conta, pode causar estragos ainda maiores na concorrência. Tudo vai depender da capacidade da BYD em atender à demanda, sem contar a possibilidade do modelo ser produzido futuramente na fábrica de carros elétricos que a BYD anunciou há poucos dias na Bahia.
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