Atacando um dos pontos cruciais do carro elétrico, que é a eficiência, a Marelli, um dos maiores fornecedores automotivos globais, apresentou um módulo de gestão térmica que permite ganhos de autonomia de até 20%, dependendo das condições de uso.
O novo componente para veículos elétricos se chama iTMM, sigla para integrated Thermal Management Module, que permite a combinação eficiente dos diferentes circuitos térmicos do veículo em um único componente para moldar um sistema de gerenciamento térmico mais eficiente, aumentando a autonomia de condução, a segurança e a flexibilidade.
Por si só, o gerenciamento otimizado de energia térmica é um fator chave, especialmente em veículos elétricos, já que as necessidades de refrigeração e aquecimento de componentes e passageiros dentro do carro exigem alto consumo de energia. E a proposta do novo módulo é alcançar uma eficiência maior gerenciando e controlando os três sistemas que mais afetam o uso de energia: o sistema térmico da propulsão elétrica, o sistema térmico da bateria e o sistema térmico da cabine.
Normalmente, os carros elétricos possuem uma série de trocadores de calor, mas a proposta da Marelli com este módulo é centralizar essa função modularizando trocadores de calor refrigerados a água, como o chiller ou condensador refrigerado a água, com um arranjo de válvula inteligente.
Ao utilizar esta válvula, que gerencia até 6 combinações de canais, o iTMM conecta eficientemente os três sistemas, explorando suas sinergias e compartilhando componentes, para obter gerenciamento otimizado de energia. Isso reduz a complexidade total do sistema, garantindo o resfriamento ideal do trem de força elétrico, alta segurança e carregamento ultrarrápido da bateria e um ótimo conforto térmico dentro da cabine.
Outra melhoria proposta é a eficiência em condições climáticas severas e em baixas temperaturas, que permite o aumento da autonomia do veículo em até 20%, quando acoplado a um sistema de bomba de calor em condições de inverno.
O sistema integrado de gerenciamento térmico da Marelli também possui uma arquitetura flexível, o que também o torna versátil. Além disso, o módulo atende a todos os requisitos mais recentes em relação ao carregamento ultrarrápido com pré-condicionamento da bateria e aos padrões OBD (On-Board Diagnostic) no diagnóstico a bordo.
O iTMM foi desenvolvido pela divisão de Soluções Térmicas da Marelli, braço da empresa que lida com uma gama completa de sistemas térmicos dedicados aos diversos tipos de fornecimento de energia do mercado.
A Marelli desenvolve ainda uma linha completa de sistemas térmicos para melhorar a durabilidade e o desempenho do veículo, tanto para motores de combustão interna quanto para motores elétricos, maximizando a eficácia por meio de um eficiente controle e equilíbrio de energia térmica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv