GWM irá apresentar carro elétrico Ora GT no Brasil na próxima semana
Compacto elétrico da GWM chegará para competir na mesma faixa de preço do BYD Dolphin
A GWM irá apresentar seu primeiro carro elétrico para o Brasil na próxima semana durante o Festival Interlagos, que acontecerá em São Paulo (SP). Trata-se do Ora GT, o modelo compacto que virá ao país para bater de frente com o recém-lançado e bem sucedido BYD Dolphin.
Em maio, durante o último episódio do Podcast #ElectricDays, o InsideEVs Brasil conversou com Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, onde o executivo falou sobre a estratégia de operação, pós-venda, análise do nosso mercado, eletrificação e, por fim, a confirmação da vinda da submarca Ora ao Brasil.
Reportagem do InsideEVs também conheceu o carro, ao vivo, em uma prévia exclusiva feita pela GWM a alguns executivos e autoridades, como o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Naquela ocasião, em que fotos eram proibidas, a marca deixava claro que ainda estava estudando o lançamento do modelo elétrico no país.
Agora, o jornalista Jorge Moraes apurou que o primeiro carro 100% elétrico da GWM no Brasil será mostrado à imprensa e ao público durante o Festival Interlagos, que acontecerá entre os dias 21 e 23 na capital paulista.
Com todo esse movimento, fica claro que a gigante chinesa antecipou seu cronograma de lançamento para o carro elétrico compacto com vistas ao sucesso estrondoso do BYD Dolphin, que já vendeu mais de 2.000 unidades em menos de 2 semanas, quebrando recordes e abrindo um novo paradigma para o segmento de veículos elétricos no país. Não há informação, no entanto, se as vendas começarão este ano.
Outro ponto que vale destacar é que o para o Brasil os modelos da Ora não terão nomes "de gato", como a marca pratica em outros mercados (Good Cat, White Cat, Punk Cat, Funky Cat...). Por aqui, os modelos serão designados por siglas, segundo nos confirmou Oswaldo Ramos.
Ora GT
O Ora GT tem visual de linhas arredondadas e com um estilo próprio, ainda que haja elementos que remetam a Porsche e Mini - nós já vimos o modelo de perto e a impressão ao vivo é muito melhor do que nas fotos, um dos destaques do carro, principalmente na versão GT, que traz rodas diferenciadas, elementos aerodinâmicos e pintura exclusiva dos elementos externos como retrovisores, extremidades dos para-choques e saias laterais.
O compacto da GWM é movido por um motor elétrico de 145 cv ou 173 cv, dependendo da versão, com velocidade máxima limitada a 160 km/h em ambos os casos. Estão previstas duas versões de bateria com 49 e 63 kWh (brutos), sendo que a última opção de maior capacidade é a que virá ao nosso mercado e propõe autonomia de 400 km com uma carga, número que deverá ser menor com a homologação do Inmetro.
O carregamento é feito com corrente alternada de até 22 kW ou na estação de carregamento rápido de corrente contínua (67 kW). O suficiente para recarregar a bateria menor de 0 a 80% em 45 minutos, ou dez minutos a mais para a bateria de maior capacidade.
Com 4,23 metros de comprimento e 2,65 metros de distância entre-eixos, o carro elétrico da Ora tem porte e desempenho ligeiramente superior a de modelos como Peugeot e-208 e Renault Zoe, por exemplo. Mas o seu grande rival será o também chinês BYD Dolphin, que foi lançado por R$ 149.800.
Lançamento em breve
Nesse ponto, apuramos que o Ora GT chegará por volta de outubro de 2023 e terá preços na mesma faixa do BYD Dolphin, ou seja, podemos esperar por algo ao redor dos R$ 150 mil, o que é uma excelente notícia e mostra que poderemos ter mais opções nessa faixa, forçando os subcompactos elétricos que hoje custam entre R$ 130 e R$ 150 mil para um patamar inferior de preços e ao mesmo tempo forçando a barra dos elétricos compactos que ainda custam mais de R$ 200 mil (Zoe, e-208 e Fiat 500e).
5 estrelas em segurança
Produzido na nova fábrica da GWM Taizhou Smart Factory desde 2020, o Ora GT foi muito bem avaliado nos testes do Euro NCAP, recebendo cinco estrelas, a nota mais alta: 92% de pontuação na proteção para adultos, 83% na segurança em acidentes infantis, 74% para proteção passiva para pedestres e 93% na excelência de equipamentos de segurança.
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