O Ford Fiesta pode renascer como um carro elétrico. A Ford não descartou a possibilidade de reviver seu tradicional modelo que saiu de linha recentemente, mas agora como um compacto elétrico baseado na plataforma modular MEB da parceira Volkswagen.
Quem trouxe essa novidade foi o diretor para carros de passageiros da Ford Europa, Martin Sander, segundo uma reportagem recente do Automotive News Europa.
O assunto veio à tona após a Ford ter encerrado a produção do seu carro compacto na fábrica de Colônia, Alemanha, na semana passada. O complexo recebeu um investimento de US$ 2 bilhões para a conversão em um hub de produção de veículos elétricos baseados na plataforma MEB da VW para a Europa. Por lá, o primeiro VE a ser produzido será o novo Ford Explorer elétrico, que chegará ao mercado no começo de 2024.
Questionado sobre uma versão elétrica do Fiesta baseada na arquitetura MEB da VW, o executivo da Ford disse o seguinte:
"uma cooperação muito construtiva e positiva com a Volkswagen e estamos possivelmente explorando oportunidades para levar isso para o próximo nível".
"Nada foi decidido, mas não quero descartar essa possibilidade", disse ele em uma entrevista à ANE.
Do outro lado, a Volkswagen apresentou recentemente o conceito VW ID2all, a prévia de um carro elétrico compacto com porte entre Polo e Golf e amplo espaço interno. Ele promete ser o carro elétrico a bateria mais acessível da marca alemã quando for lançado em 2024 com um preço alvo na faixa dos 25.000 euros, algo em torno de R$ 135 mil em uma conversão direta.
Em um movimento que também atingiu outras montadoras, a Ford está abandonando os segmentos de carros compactos a combustão pelo alto custo de produzir veículos que atendam aos padrões de emissões cada vez mais rígidos da Europa.
Mas voltando aos carros elétricos, a estratégia da Ford com a parceria da Volkswagen para utilizar a arquitetura MEB servirá durante o período em que montadora norte-americana desenvolve a sua plataforma de veículos elétricos de segunda geração, que será lançada em 2025.
Mas por enquanto, a eletrificação pode ser a oportunidade para a Ford voltar ao segmento de carros compactos e para isso basta a empresa chegar a um acordo com a Volkswagen sobre o uso de sua plataforma MEB Entry para veículos elétricos compactos.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv