Tesla poderia trazer carros elétricos ao Brasil via Mercosul
Uruguai quer se tornar a porta de entrada da montadora de Elon Musk na região
Quando teremos carros elétricos da Tesla no Brasil? A Tesla ainda é a maior montadora de elétricos do mundo e sua jornada bem-sucedida continua surpreendendo o segmento automotivo ao redor do mundo. No entanto, sua estratégia para avançar sobre novos mercados ainda é bastante criteriosa.
E a pergunta que fica é quando teremos uma distribuição oficial da Tesla na América do Sul, sobretudo o Brasil? Por enquanto ainda não há nada oficial, mas recentemente uma reportagem do portal Ámbito informou que o Uruguai estaria tentando trazer uma operação da Tesla para atender ao mercado local e servir como hub para outros países da região.
A matéria relata que o Ministério da Indústria, Energia e Minas (MIEM) do Uruguai teve uma reunião com representantes da Tesla e aguarda uma segunda reunião, segundo confirmaram fontes ligadas ao assunto.
O Uruguai é um dos países com melhor infraestrutura e ambiente para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na América, o que, de certa forma, justifica a iniciativa de tentar trazer a gigante dos carros elétricos para nossa região. No mais, o país vizinho viu a venda de veículos elétricos aumentar 90,33% em 2022 na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Comercial do Setor Automotivo (ACAU).
Além do governo local, o empresário Orlando Dovat, presidente da Zonamerica, uma zona franca que abriga um parque industrial e tecnológico no país vizinho, se empenha em tentar trazer a montadora de Elon Musk para o país.
Em um tweet recente, Dovat tentou chamar a atenção de Elon Musk e outros empresários, pedindo investimentos:
Em outro tweet, o empresário falou sobre o interesse pelos carros elétricos da marca no país:
"Sou um uruguaio orgulhoso dirigindo um Tesla S90, como o primeiro proprietário de um carro elétrico no Uruguai. Tornei-me um líder na introdução da Tesla no país. Agora, há mais de 200 Teslas circulando em Montevidéu", disse o empresário uruguaio em um segundo tweet publicado neste ano.
Com fábricas nos Estados Unidos, Alemanha e China, a Tesla só tem presença oficial em um país da América Latina. No caso, o México, onde a empresa possui estrutura de vendas e rede de carregadores super rápidos.
A partir do ano que vem, ou no máximo 2025, a grande novidade será o início das operações da Gigafactory México, a primeira fábrica da Tesla na América Latina, que poderá abrir novos horizontes para as operações da empresa na região.
Além disso, foi relatado que a unidade mexicana será incumbida de produzir o inédito modelo da Tesla, o chamado Tesla Model 2 que promete ser o carro elétrico mais barato da montadora.
Agora é acompanhar os próximos passos da negociação uruguaia e torcer por avanços nas negociações, embora ainda não haja nada de concreto.
Fonte: Ambito
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024