BMW iX1: SUV elétrico tem autonomia revelada pelo Inmetro antes da estreia
Modelo será lançado no Brasil nos próximos dias, mas parte da surpresa foi entregue pelo Inmetro
O novo BMW iX1 2024 será o próximo lançamento da BMW no Brasil. E nesta semana, o novo SUV elétrico de entrada da marca teve os dados de consumo, eficiência energética e autonomia divulgados pelo Inmetro no âmbito do PBEV.
Versão totalmente elétrica baseada na nova geração do X1, o SUV elétrico consta na tabela do Inmetro na versão iX1 xDrive 30, que possui um trem de força de tração integral com dois motores elétricos de 190 cv de potência cada, um em cada eixo, que combinados fornecem 313 cv de potência e 50,3 kgfm de torque - a BMW divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
O SUV, que é o menor modelo no portfólio totalmente elétrico da BMW, mede 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,61 de altura e possui 2,69 metros de distância entre-eixos. Ele fica posicionado abaixo do BMW iX3 M Sport, mas se destaca pelo trem de força um pouco mais potente (313 cv contra 286 cv do iX3 de tração traseira).
Ainda não sabemos os preços e nem a oferta de versões, mas pelo porte e proposta o BMW iX1 elétrico irá encarar outros SUVs como o Volvo XC40 Recharge P8 e Mercedes-Benz EQA.
E assim como o visual externo, o interior também segue o esquema do X1 a combustão. Destaque para o conjunto de telas com vidro curvo, 10,25 polegadas para o painel principal e 10,7 polegadas para o sistema multimídia e ar condicionado.
Outra diferença em relação ao outro X1, é que o banco traseiro não possui ajuste longitudinal. Os encostos traseiros são reclináveis e podem ser rebatidos em uma relação 40/20/40 para aumentar o espaço de carga de 490 litros. Ou seja, 60 a menos do que nas variantes térmicas.
O seletor de marchas possui as opções "D" ou "B", que podem ser selecionadas para aumentar a regeneração do freio, além da função adaptativa, onde o veículo ajusta a regeneração de acordo com as condições de tráfego e topografia.
O BMW iX1 tem dois modos de condução programados, Efficient e Sport, este último acompanhado por um som futurista da autoria de Hans Zimmer, adicionando o adaptável Personal. Atrás do volante, no lado esquerdo, há o seletor com a inscrição "Boost" que entrega potência extra por 10 segundos, ideal para ultrapassagens.
A bateria está localizada na parte inferior do veículo e possui 64,7 kWh efetivos. A alta densidade energética da bateria de 152 Wh/kg cujo consumo combinado pelo ciclo WLTP é entre 18,4 e 17,3 kWh por 100 quilômetros, permitem um alcance de 413 a 438 quilômetros.
No Brasil, pelo padrão de medição do Inmetro o BMW iX1 xDrive30 2024 está homologado para um alcance de 303 km com uma carga e um consumo energético de 0,63 (MJ/km), o que lhe garantiu a classificação "A" em eficiência, números próximos do Mercedes-Benz EQA 250, que possui 304 km de alcance pelo mesmo padrão, embora seja menos potente (190 cv).
Galeria: BMW iX1 2022
O carregamento pode ser feito em corrente alternada com uma potência de até 11 kW. Opcionalmente, existe a opção de carregamento em corrente alternada trifásica com até 22 kW. Assim, a bateria pode ser carregada de zero a 100% de sua capacidade em 6 horas e 30 minutos (de série) ou 3 horas e 45 minutos (opcional).
A potência em corrente contínua é de até 130 kW, suficiente para levar o estado de carga de 10 a 80% de capacidade em 29 minutos. Nessa condição, uma estação de carregamento rápida garante em apenas 10 minutos cerca de 120 km de alcance adicional.
Nos detalhes, é possível diferenciar o BMW iX1 xDrive30 de outros modelos que ainda queimam combustível pelo agora familiar acabamento azul que a BMW coloca em todos os seus veículos elétricos e as rodas também são exclusivas da variante elétrica. A porta de carregamento fica no mesmo lugar que o bocal de abastecimento dos modelos a combustão.
Segundo apuramos, o lançamento do BMW iX1 acontecerá ainda neste mês, quando serão revelados todos os detalhes, especificações e versões para o nosso mercado.
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