O novo BMW iX1 2024 foi lançado oficialmente no Brasil. Disponível apenas na configuração iX1 xDrive30 pelo preço de R$ 421.950, o SUV compacto passa a ser o modelo elétrico mais acessível da linha, oferecendo tração integral, 313 cv de potência e autonomia de 303 km pelo Inmetro.
Baseado na nova geração do BMW X1, o SUV iX1 possui um trem de força de tração integral com dois motores elétricos de 190 cv de potência cada, um em cada eixo, que combinados fornecem 313 cv de potência e 50,3 kgfm de torque - a BMW divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
Com 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,61 de altura e 2,69 metros de distância entre-eixos, o novo BMW iX1 fica posicionado abaixo do BMW iX3 M Sport, mas se destaca pelo trem de força um pouco mais potente (313 cv contra 286 cv do iX3 de tração traseira).
Internamente, o iX1 elétrico também segue o esquema do X1 a combustão, se destacando pelo conjunto de telas com vidro curvo, 10,25 polegadas para o painel principal e 10,7 polegadas para o sistema multimídia e ar condicionado.
No caso desta versão totalmente elétrica, o banco traseiro não possui ajuste longitudinal. Os encostos traseiros são reclináveis e podem ser rebatidos em uma relação 40/20/40 para aumentar o espaço de carga de 490 litros - 60 a menos do que nas versões a combustão.
O seletor de marchas possui as opções "D" ou "B", que podem ser selecionadas para aumentar a regeneração do freio, além da função adaptativa, onde o veículo ajusta a regeneração de acordo com as condições de tráfego e topografia.
O BMW iX1 tem dois modos de condução programados, Efficient e Sport, este último acompanhado por um som futurista da autoria de Hans Zimmer, adicionando o adaptável Personal. Atrás do volante, no lado esquerdo, há o seletor com a inscrição "Boost" que entrega potência extra por 10 segundos, ideal para ultrapassagens.
A bateria que fica no assoalho possui 64,7 kWh de capacidade (efetiva). Pelo padrão de medição do Inmetro o BMW iX1 xDrive30 2024 está homologado para um alcance de 303 km com uma carga e um consumo energético de 0,63 (MJ/km), o que lhe garantiu a classificação "A" em eficiência, números próximos ao do rival Mercedes-Benz EQA 250, que possui 304 km de alcance pelo mesmo padrão, embora seja menos potente (190 cv).
O carregamento pode ser feito em corrente alternada com uma potência de até 11 kW. Opcionalmente, existe a opção de carregamento em corrente alternada trifásica com até 22 kW. Assim, a bateria pode ser carregada de zero a 100% de sua capacidade em 6 horas e 30 minutos (de série) ou 3 horas e 45 minutos (opcional).
A potência em corrente contínua é de até 130 kW, suficiente para levar o estado de carga de 10 a 80% de capacidade em 29 minutos. Nessa condição, uma estação de carregamento rápida garante em apenas 10 minutos cerca de 120 km de alcance adicional.
É possível diferenciar o BMW iX1 xDrive30 de outros modelos que ainda queimam combustível pelo agora familiar acabamento azul que a BMW coloca em todos os seus veículos elétricos e as rodas também são exclusivas da variante elétrica. A porta de carregamento fica no mesmo lugar que o bocal de abastecimento dos modelos a combustão.
Lançado exclusivamente na versão iX1 M Sport, equivalente à 20i MSport em termos de equipamentos, o SUV elétrico tem preço de R$ 421.950. Pelo porte e proposta, terá a concorrência de SUVs como o Volvo XC40 Recharge P8 (R$ 399.950) e Mercedes-Benz EQA (R$ 480.900).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil