O BYD Dolphin acabou de ser lançado no Brasil e já agitou o segmento de carros elétricos com sua relação custo x benefício e vendas recordes no período de lançamento. Mas o sucesso do BYD compacto também se repete em outros mercados, incluindo a Europa, Austrália e a própria China, sua terra natal, onde os rivais como a joint venture SAIC-GM-Wulling preparam sua contra ofensiva.
Estamos falando do novíssimo Baojun Yunduo, um carro elétrico de porte compacto produzido localmente pela SAIC-GM-Wuling. Posicionado como um rival direto do BYD Dolphin, o Yunduo tem lançamento previsto para até o final de julho na China com preço na faixa dos 71.500 yuan (R$ 48.000), segundo relatado pelos nossos amigos do AutoHome.
Logo de cara, o visual externo chama a atenção pelo estilo que mistura elementos hatchback e minivan, de linhas retas e cantos arredondados. Na prática, um design que difere bastante dos modelos já apresentados pela Baojun até aqui. Destaque para o conjunto ótico dividido com o painel frontal "em camadas", sem contar as lanternas integradas que ficam em posição mais baixa.
Visto de lado, o carro elétrico da Baojun aposta na pintura em dois tons para o efeito de teto flutuante, maçanetas embutidas e rodas com baixo arrasto aerodinâmico com baixo arrasto. Na traseira, as lanternas repetem o padrão visual visto na dianteira, e um spoiler traseiro na parte superior do vidro traseiro.
Por dentro, o carro elétrico aposta num padrão de duas cores e adiciona elementos que imitam madeira para passar um ar mais refinado. Isso, combinado ao quadro de instrumentos LCD de 8,8 polegadas e uma tela central flutuante de 15,6, contribui para um ambiente bastante moderno. Além disso, o modelo suporta interação de voz inteligente, navegação contínua, controle remoto do carro pelo aplicativo e outras funções.
A lista de equipamentos traz, entre outras coisas, assistente de estacionamento, controle de cruzeiro, vídeo 360, navegação, iluminação ambiente de 256 cores.
Em termos de porte, o Baojun Yunduo é um pouco maior que seu principal rival, o BYD Dolphin. Medindo 4.295 mm de comprimento, 1.850 mm de largura 1.652 mm de altura e com distância entre eixos de 2.700 mm, ele é 5 mm mais comprido, 80 mm mais largo e 82 mm mais alto que o Dolphin.
A configuração de trem de força possui um motor elétrico no eixo dianteiro que gera 100 kW (136 cv) de potência. A bateria tem uma composição LFP e duas versões, 37,9 kWh e 50,6 kWh, e a autonomia NEDC é de 360/460km, respectivamente.
Fonte/Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025