A Renault está preparando uma verdadeira ofensiva de carros elétricos, que inclui o lançamento de um futuro SUV compacto com perfil urbano e visual que mescla elementos modernos e retrô chamado Renault 4 (4L) - uma receita similar a utilizada para o compacto Renault 5, que também será apresentado em breve.
Anunciado em 2021, podemos definir o novo Renault 4 como uma reinterpretação moderna do Renault 4 (ou 4L) que a montadora francesa lançou na década de 1960.
Avançado um pouco no tempo, para outubro de 2022, a Renault aproveitou o Salão de Paris para mostrar o Renault 4ever Trophy, um protótipo que possui um exterior musculoso e detalhes modernos, sem deixar de lado os laços estilísticos com o 4, como o formato dos faróis e a grade falsa iluminada, bem como as lanternas verticais e as terceiras janelas laterais.
Essa não será a interpretação final para o utilitário elétrico, mas já podemos ter uma ideia de como ficará o visual com a projeção criado pelo ilustrador do Motor1.com.
Baseado nos teasers já revelados e também no protótipo que nós vimos em Paris, a projeção empresta a carroceria principal e as dicas de estilo do conceito, embora com alguns recursos amenizados para o modelo de produção: rodas de menor diâmetro, retrovisores e maçanetas convencionais, um kit de carroceria mais discreto e a omissão do equipamento off-road do conceito, além do capô oco futurista que sacrifica a praticidade.
Entre as principais características do Renault 4, podemos destacar a generosa distância do solo, a ampla presença de revestimentos plásticos nos arcos das rodas e as grandes seções não pintadas nos para-choques lhe conferem uma postura mais aventureira.
Elencando tudo isso, podemos dizer que é uma proposta semelhante a do Renault Duster, mas em termos de porte o 4 é menor e fica mais próximo de um Renault Stepway, por exemplo.
As especificações da versão de produção ainda são desconhecidas, mas o protótipo Renault 4ever Trophy tinha 4,16 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,90 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,57 metros, medidas que o enquadram como um SUV elétrico compacto.
O 4ever Trophy tinha bateria de 42 kWh suficiente para aproximadamente 402 quilômetros de alcance e que alimenta um motor elétrico dianteiro com 100 kW de potência (140 cv) suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos.
Estreia mundial - Renault 4ever Trophy
A Renault não deve demorar para apresentar o Renault 4 em sua versão de produção. Ele provavelmente será revelado ao mesmo tempo que o Renault 5 elétrico (ou pouco tempo depois), cuja produção foi confirmada para o final de 2023.
Assim como o Renault 5, o futuro SUV elétrico Renault 4 será baseado na nova plataforma CMF-BEV. A Renault diz que a arquitetura garantirá "o melhor desempenho em termos de alcance, acústica e comportamento na estrada, sem comprometer o design".
No caso do mercado europeu, esses dois modelos serão equivalentes elétricos para Clio e Captur, respectivamente, com o início de produção do SUV elétrico estimada para no máximo 2025.
Segundo rumores, o modelo de produção do Renault 4 Prototype ou Concept poderia levar a designação "4Ever" que o fabricante francês já havia apresentado às autoridades há algum tempo. No entanto, nada esta confirmado de forma oficial.
Essa abordagem de misturar elementos de design retrô e moderno será limitada aos modelos R5 e 4ever, diferenciando-os do resto da linha. É uma decisão semelhante à estratégia usada pela Ford para as nomenclaturas Mustang e Bronco, permitindo que os designers "contem histórias do passado".
Como o novo Renault 4 elétrico sequer foi lançado oficialmente na Europa, então ainda é cedo para traçar os planos para o Brasil. No entanto, em conversa com o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo no nosso podcast Electric Days, o executivo se mostrou animado com as possibilidades do modelo por atacar um segmento que os clientes querem cada vez mais, os SUVs.
Considerando o seu porte e proposta, poderíamos posicionar o futuro Renault 4 elétrico como um SUV compacto de entrada, já que ele é menor que um Duster ou Captur. E levando em conta a preferência quase unânime por SUVs, ele pode ter mais apelo comercial ajudando a ampliar a participação de mercado de elétricos da Renault por aqui. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Carros "na tomada" já são 5% das vendas no Brasil e estão mudando o mercado
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar