O Cadillac Escalade se tornou um veículo elétrico. O ícone dos SUVs americanos se transformou em uma enorme sala de estar de luxo com zero emissão. Mais imponente (e aerodinâmico) do que nunca, o Escalade só será vendido na América do Norte em 2024.
Construído sobre a plataforma Ultium do grupo GM, o Cadillac Escalade IQ mantém o formato quadrado do modelo com motor a combustão com algumas atualizações importantes.
Um novo perfil dianteiro e um design ligeiramente revisado em algumas partes do veículo (bem como novas rodas de 24 polegadas com pneus de 35 polegadas) reduziram o coeficiente aerodinâmico em 15%, com a Cadillac descrevendo o IQ como "o SUV de tamanho regular mais aerodinâmico de todos os tempos".
Os faróis de LED têm novos formatos e são ainda mais impactantes, com uma animação que cumprimenta o motorista ao fechar e abrir o carro, enquanto o acesso ao carro é verdadeiramente futurista. Ao se aproximar do carro com a chave no bolso, a porta do motorista se abre automaticamente e, para abrir todas as portas ao mesmo tempo, basta pressionar um botão na chave.
A bordo, o Cadillac é ainda mais impressionante. Ao entrar no cockpit, você é recebido por um conjunto de telas de LED de 55", cuja arquitetura é a Snapdragon Cockpit Platform desenvolvida pela Qualcomm. Em seguida, há duas telas de 12,6" para os passageiros traseiros, unidas por uma tela central adicional para gerenciar as configurações de conforto para a segunda e terceira fileiras de assentos.
O teto de vidro fixo e a iluminação ambiente em 126 cores aumentam a sensação de espaço e luxo na cabine, enquanto que, para uma experiência de áudio verdadeiramente imersiva, há o sistema de alta fidelidade AKG Studio Reference com 40 alto-falantes, incluindo os integrados nos encostos de cabeça dos bancos.
Quanto à praticidade, além do espaço infinito do porta-malas, no Escalade elétrico é possível aproveitar o "eTrunk" no capô dianteiro com capacidade de 340 litros.
Quanto à mecânica, o Escalade IQ é equipado com um sistema inteligente de tração integral eAWD e amortecedores Magnetic Ride Control 4.0. Além disso, há a suspensão Adaptive Air Ride, que pode abaixar o carro em 50 mm ou elevá-lo em 25 mm, dependendo do modo de condução ou em determinadas situações (por exemplo, para facilitar o embarque ou melhorar a acessibilidade ao porta-malas).
As rodas traseiras direcionais são cruciais para reduzir o espaço de manobra e aumentar a agilidade nas curvas. E como se isso não bastasse, o Arrival Mode permite que o Cadillac se mova na diagonal para sair de vagas de estacionamento apertadas com ainda mais facilidade.
O conjunto de baterias é monstruoso: 200 kWh. A arquitetura de 800 volts, no entanto, reduz o tempo de recarga, com a possibilidade de atingir 160 km de alcance em cerca de 10 minutos, conectando-se a uma estação de recarga ultrarrápida. Os dois motores elétricos juntos fornecem 750 cv e 1.064 Nm no modo de direção mais esportivo chamado Velocity Max.
A aceleração de 0 a 100 km/h é de menos de cinco segundos, enquanto a capacidade de reboque é de cerca de 3,6 toneladas.
Por fim, há uma infinidade de sistemas de assistência ao motorista. Desde o Blind Zone com direção de emergência até a frenagem de emergência e o estacionamento automático. Mas a joia da coroa dos equipamentos do Escalade IQ é o Super Cruise, o sistema de direção autônoma de Nível 3 que usa sensores, radar e LiDAR para rodar de forma autônoma por mais de 600.000 km de estradas registradas nos Estados Unidos e no Canadá.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM prometeu uma revolução nos carros elétricos; veja o que deu errado
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Cadillac lança Optiq: SUV elétrico de luxo está nos planos para o Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Cadillac Escalade IQ é anunciado como o 1º veículo elétrico da linha
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
GM lançará em 2023 quatro carros elétricos com plataforma Ultium na China