Cadillac Escalade IQ: ícone dos SUVs renasce como veículo elétrico ultraluxo
SUV elétrico é revelado com uma bateria colossal de 200 kWh, 750 cv e autonomia para mais de 700 km
O Cadillac Escalade se tornou um veículo elétrico. O ícone dos SUVs americanos se transformou em uma enorme sala de estar de luxo com zero emissão. Mais imponente (e aerodinâmico) do que nunca, o Escalade só será vendido na América do Norte em 2024.
Construído sobre a plataforma Ultium do grupo GM, o Cadillac Escalade IQ mantém o formato quadrado do modelo com motor a combustão com algumas atualizações importantes.
Um novo perfil dianteiro e um design ligeiramente revisado em algumas partes do veículo (bem como novas rodas de 24 polegadas com pneus de 35 polegadas) reduziram o coeficiente aerodinâmico em 15%, com a Cadillac descrevendo o IQ como "o SUV de tamanho regular mais aerodinâmico de todos os tempos".
Os faróis de LED têm novos formatos e são ainda mais impactantes, com uma animação que cumprimenta o motorista ao fechar e abrir o carro, enquanto o acesso ao carro é verdadeiramente futurista. Ao se aproximar do carro com a chave no bolso, a porta do motorista se abre automaticamente e, para abrir todas as portas ao mesmo tempo, basta pressionar um botão na chave.
A bordo, o Cadillac é ainda mais impressionante. Ao entrar no cockpit, você é recebido por um conjunto de telas de LED de 55", cuja arquitetura é a Snapdragon Cockpit Platform desenvolvida pela Qualcomm. Em seguida, há duas telas de 12,6" para os passageiros traseiros, unidas por uma tela central adicional para gerenciar as configurações de conforto para a segunda e terceira fileiras de assentos.
O teto de vidro fixo e a iluminação ambiente em 126 cores aumentam a sensação de espaço e luxo na cabine, enquanto que, para uma experiência de áudio verdadeiramente imersiva, há o sistema de alta fidelidade AKG Studio Reference com 40 alto-falantes, incluindo os integrados nos encostos de cabeça dos bancos.
Quanto à praticidade, além do espaço infinito do porta-malas, no Escalade elétrico é possível aproveitar o "eTrunk" no capô dianteiro com capacidade de 340 litros.
Bateria colossal
Quanto à mecânica, o Escalade IQ é equipado com um sistema inteligente de tração integral eAWD e amortecedores Magnetic Ride Control 4.0. Além disso, há a suspensão Adaptive Air Ride, que pode abaixar o carro em 50 mm ou elevá-lo em 25 mm, dependendo do modo de condução ou em determinadas situações (por exemplo, para facilitar o embarque ou melhorar a acessibilidade ao porta-malas).
Galeria: Cadillac Escalade IQ
As rodas traseiras direcionais são cruciais para reduzir o espaço de manobra e aumentar a agilidade nas curvas. E como se isso não bastasse, o Arrival Mode permite que o Cadillac se mova na diagonal para sair de vagas de estacionamento apertadas com ainda mais facilidade.
O conjunto de baterias é monstruoso: 200 kWh. A arquitetura de 800 volts, no entanto, reduz o tempo de recarga, com a possibilidade de atingir 160 km de alcance em cerca de 10 minutos, conectando-se a uma estação de recarga ultrarrápida. Os dois motores elétricos juntos fornecem 750 cv e 1.064 Nm no modo de direção mais esportivo chamado Velocity Max.
A aceleração de 0 a 100 km/h é de menos de cinco segundos, enquanto a capacidade de reboque é de cerca de 3,6 toneladas.
Por fim, há uma infinidade de sistemas de assistência ao motorista. Desde o Blind Zone com direção de emergência até a frenagem de emergência e o estacionamento automático. Mas a joia da coroa dos equipamentos do Escalade IQ é o Super Cruise, o sistema de direção autônoma de Nível 3 que usa sensores, radar e LiDAR para rodar de forma autônoma por mais de 600.000 km de estradas registradas nos Estados Unidos e no Canadá.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Sedã elétrico da Chery tem autonomia impressionante de 1.645 km
GM ainda quer Cadillac no Brasil com inédito SUV elétrico de luxo
kW vs. kWh: Entenda a diferença das medidas usadas nos carros elétricos
GM prometeu uma revolução nos carros elétricos; veja o que deu errado
Ranking: Carros elétricos com mais de 400 km de autonomia no Brasil
Cadillac lança Optiq: SUV elétrico de luxo está nos planos para o Brasil