Ford devolve fábrica de Camaçari para o Governo e favorece projeto da BYD
Acordo abre caminho para a instalação da fábrica de carros elétricos da montadora chinesa na Bahia
A Ford anunciou nesta sexta-feira (11) a celebração de um acordo com o governo da Bahia para a venda da fábrica de automóveis localizada em Camaçari. Segundo informado pela montadora norte-americana, a "reversão" seguirá a legislação vigente com o pagamento de uma indenização em valores de mercado.
"A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado.
O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana."
Com o ponto final nas longas discussões sobre o destino da fábrica de Camaçari, o governo da Bahia pode negociar com um novo dono para assumir as instalações. E considerando os anúncios recentes, tanto do estado, quando da BYD, tudo indica que a gigante chinesa deve se instalar no local.
Recentemente, a BYD fez o anúncio oficial da instalação de sua primeira fábrica de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil e confirmou o investimento de R$ 3 bilhões para o país nos próximos três anos, o que inclui a produção de automóveis e também caminhões e ônibus elétricos, além da montagem de baterias de lítio em Camaçari (BA).
É um projeto que envolve três células de produção: uma para veículos elétricos e híbridos plug-in de passeio, outra para veículos pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias de lítio para atender ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
O início de produção está previsto para o segundo semestre de 2024. A unidade irá gerar 5.000 empregos e terá capacidade inicial para 150.000 unidades, número que pode chegar a 300.000 veículos quando estiver em operação plena.
Elétricos e híbridos plug-in
Stella Li, vice-presidente global da BYD, prevê que nosso mercado será composto por carros elétricos e híbridos plug-in. Nesse sentido, a fábrica de Camaçari estará pronta mais adiante para produzir também modelos híbridos plug-in flex, aliando assim, a possibilidade de recarga na tomada e a utilização do etanol quando necessário.
Ainda não foi divulgado quais modelos serão produzidos na Bahia, mas pelo que apuramos o BYD Song Plus híbrido plug-in e os elétricos Dolphin e Seagull estão no radar para este primeiro momento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
BYD King bate recorde de vendas no Brasil após promoção de fim de ano
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
BNDES aprova financiamento para 87 ônibus elétricos em São Paulo
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Metas de CO2 na UE: indústria automotiva não pagará multas bilionárias
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio