A CATL, maior fabricante mundial de baterias, revelou nesta quarta-feira (16) uma bateria de fosfato de lítio (LFP) chamada Shenxing. A nova bateria terá início de produção em massa até o final de 2023 e estará disponível para as montadoras de carros elétricos no primeiro trimestre de 2024.
Aplicável a qualquer tipo de veículo, de acordo com a CATL, a bateria apresenta um novo ânodo de grafite, nova formulação de eletrólitos, separador mais fino e seguro e melhor transporte de íons. O acumulador possui ainda geração de calor reduzida e está equipado com um novo sistema avançado de gerenciamento de bateria (BMS).
Pelo cronograma, o primeiro fabricante de veículos elétricos a utilizar a nova bateria será a Avatr, uma joint venture da CATL e da Changan com a participação da Huawei.
"Esperamos que, graças à tecnologia aprimorada e aos custos reduzidos, o Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos", disse Gao Han, CTO da unidade de EV da CATL, durante a conferência de apresentação.
Essa bateria chamada Shenxing Superfast Charging Battery permitirá uma autonomia de até 700 km com uma carga, dependendo do veículo elétrico. Mas o destaque é mesmo o carregamento ultrarrápido: ela permite adicionar até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos - é a primeira bateria LFP do mundo que suporta carregamento nível 4C.
E falando sobre uma deficiência das baterias LFP, que é o uso em ambientes muito frios, a CATL afirma que mitigou esse problema com a bateria podendo ser carregada de 0 a 80% em 30 minutos, mesmo a -10°C.
Como líder global na indústria de baterias para carros elétricos, a CATL possui duas fábricas de referência na indústria global de baterias de lítio, que utilizam os mais altos padrões na indústria em termos de qualidade de processo e eficiência de produção.
Além disso, em comparação com as baterias comuns, as baterias de carregamento ultrarrápido têm requisitos mais rigorosos para o processo de fabricação, especialmente no processo de revestimento e soldagem, o que confirma a capacidade e a tecnologia da CATL na produção.
Fonte: Auto Home
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil