A BYD segue com sua estratégia agressiva de vários lançamentos de modelos eletrificados. E a novidade desta vez é a estreia do Leopard 5, um SUV híbrido plug-in para o segmento premium que foi desenvolvido pela submarca Fang Cheng Bao. 

Apresentado na China e com preço inicial de 400.000 yuans (R$ 274.000), o Fang Cheng Bao Leopard 5 é um SUV eletrificado baseado em uma nova plataforma da BYD, a arquitetura híbrida chamada DMO (Dual Mode Off-road).

BYD SUV hibrido plugin Leopard 5 (2)

E começando pela Fang Cheng Bao, é uma nova marca da BYD que fica posicionada entre a Denza e a YangWang (topo de linha) em termos de preços. Além do Leopard 5, a linha da submarca receberá mais dois veículos chamados Leopard 3 e Leopard 8.

Em termos de visual, o Leopard 5 aposta no estilo quadrado e robusto, mais comum em utilitários com essa proposta e que remete a modelos desde o Ford Bronco até o tradicional Land Rover Defender. 

Medindo 4,89 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, o SUV se caracteriza pelo para-brisa plano, linha de capô alta, molduras plásticas nos arcos de roda, pneus BFGoodrich 265/55 R18 AT e faróis de bloco grandes. Na traseira, lanternas em forma de D e estepe fixado na tampa do porta-malas.

BYD SUV hibrido plugin Leopard 5 (3)

No interior, destaque para uma grande tela central flutuante, quadro de instrumentos LCD, volante esportivo em forma de D, um seletor de câmbio retrátil, porta-copos e duas almofadas de carregamento sem fio e sensor para reconhecimento fácil do lado do motorista.

Também possui sistema de suspensão Disus-P e ângulos de aproximação e saída de 35 e 32 graus, respectivamente. Além disso, de acordo com informações não oficiais, o Leopard 5 terá uma versão offroad com ângulos de aproximação e saída de 39 e 35 graus.

Galeria: BYD - Fang Cheng Bao Leopard 5

O trem de força é baseado no novo sistema DMO da BYD, que integra um motor 1.5 litro a gasolina com dois motores elétricos (200 kW+250 kW) e três bloqueios de diferencial com uma potência combinada de 680 cv e torque máximo de 760 Nm. 

No modo totalmente elétrico, a bateria permite alcance de até 125 km (CLTC) que pode ser recarregada em até 16 minutos em condições ideais. Quando combinado com o motor a combustão, a autonomia vai a 1.200 km.

E de acordo com o site CarNewsChina, a Fang Cheng Bao deu a entender que o SUV seria lançado no exterior, já que o carro-conceito Super 8 foi exibido com a inscrição 共赴出海 ao fundo. Ela pode ser traduzida como "Ir juntos para o mar". Mas a frase 出海 também se refere a "mercados externos", o que indicaria as aspirações internacionais da marca, mas ainda não é oficial.

Fonte: CarNewsChina, AutoHome