A GWM já estabelece novas conversas com o governo do Espírito Santo para discutir a ampliação de suas operações de comércio exterior. A montadora chinesa, que já importa veículos eletrificados pelo porto de Vitória, negocia a exportação de modelos que serão produzidos no Brasil a partir de 2024.
“O Porto de Vitória, atualmente, é o que mais recebe carros elétricos e híbridos no Brasil. E todos os carros importados pela GWM são e serão eletrificados. Por isso, é de extrema importância que estejamos próximos e com um canal de diálogo sempre aberto”, afirmou Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da empresa.
De acordo com Ricardo Ferraço, vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, a GWM deve encerrar o ano com 13.000 veículos eletrificados importados passando pelo porto de Vitória, em uma operação que tende a crescer rapidamente.
“Isso tudo também vem no momento em que estamos colocando de pé, a partir do investimento privado, a construção de um porto de multipropósito com um calado de 17 metros, com operação de carros e centro automotivo. Esse porto-indústria é agregado a uma Zona de Processamento de Exportação. Assim, dada a nossa vocação aos investimentos que estão acontecendo no Espírito Santo, a perspectiva é de expansão verticalizada das atividades da GWM no Estado", acrescentou ele.
Na pauta do encontro, estavam a discussão de benefícios regionais e a viabilidade de utilização do Porto de Vitória também para futura exportação de veículos da GWM para outros países, uma vez que o local ganhou status de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, que oferece tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos do regime.
Vale destacar que partir de 2024 a GWM começará a produzir seu primeiro veículo nacional em Iracemápolis, no interior de São Paulo.
Foi pelo Porto de Vitória que foi realizada a primeira exportação de lítio verde do Brasil, em julho passado, quando 30 mil toneladas foram embarcadas num navio com destino à China.
O material, que foi extraído do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é um dos principais insumos usados na produção de baterias de veículos elétricos. Até o final do ano, a estimativa é exportar cerca de 130 toneladas de lítio por esse porto.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade da inclusão do Estado do Espírito Santo no projeto de veículos a hidrogênio da GWM, que prevê o estabelecimento de rotas de transporte de carga no território brasileiro com caminhões a hidrogênio. A previsão é que o primeiro caminhão a hidrogênio da GWM, que será usado nos testes iniciais, chegue ao Brasil até o final deste ano, desembarcando pelo Porto de Vitória.
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