page ad skin

Ford registra adaptador universal para recarga entre carros elétricos

É semelhante à patente da Rivian, mas não exige nenhuma modificação no veículo

Ford E-Tourneo Courier recarga ativa

A Ford registrou a patente de um adaptador de carregamento de carros elétricos que permitiria que vários veículos recarregassem suas baterias a partir de uma única fonte de energia. Visto pela primeira vez pelo GreenCarReports, o pedido foi inicialmente registrado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 23 de janeiro e, finalmente, publicado em 27 de julho.

Intitulada "Adaptadores de carga para suportar transferências de energia bidirecionais entre várias unidades de energia", a patente diz que o adaptador pode permitir o carregamento inteligente de vários veículos a partir de uma única fonte de energia por meio de várias configurações e estratégias, incluindo cadeia em margarida, multiplex, sequencial, paralela e em etapas.

As imagens mostram que o adaptador teria vários relés, um microcontrolador e um dispositivo de comunicação sem fio, e funcionaria como uma passagem: o conector de carregamento com fio seria conectado ao adaptador, o adaptador seria conectado à porta de carregamento de um veículo e uma tomada no adaptador permitiria que outro veículo recebesse energia do carregador.

Além disso, como ele suporta carregamento bidirecional, os EVs que estão acoplados à cadeia de energia podem até mesmo descarregar suas próprias baterias de alta tensão para ajudar a aumentar o estado de carga (SoC) dos veículos que estão posicionados em uma posição mais alta na lista de prioridades definida pelo gerente de frota.

Patente da Ford para adaptador que permitiria carregar EV Daisy Chain

É semelhante ao que a patente recente da Rivian para uma solução de carregamento de passagem mostra, e é um conceito bastante interessante que seria útil em cenários em que uma frota de VEs precisa carregar a partir de uma única fonte de energia durante a noite, em locais onde a infraestrutura de carregamento é subdesenvolvida e não pode ser expandida por motivos técnicos.

No entanto, quando muitos veículos elétricos estão interconectados e muitos componentes eletrônicos estão envolvidos, o risco de algo dar errado aumenta em comparação com a situação típica em que um único VE está sendo carregado com um único carregador.

Além disso, vale a pena observar que, mesmo que essa patente exista, isso não significa que o produto descrito nela se tornará realidade, especialmente considerando que a Ford é uma proprietária de patentes bastante prolífica, enviando pedidos para coisas como uma caixa de bateria de reserva montada no teto para veículos elétricos, um trailer de carregamento portátil com motores integrados e até mesmo tecnologia de carregamento sem fio na estrada para VEs. 

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários