A Stellantis, empresa controladora da Jeep, Ram e Citröen, entre outras, pode fechar parceria com a montadora chinesa Zhejiang Leapmotor para expandir suas operações no maior mercado automotivo do mundo, disseram fontes à Bloomberg nesta semana.
A parceria não ainda não está selada, mas as conversas estão em andamento, afirmou a matéria. A Leapmotor foi fundada em dezembro de 2015 e tem sede em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, no leste da China. A Stellantis não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do InsideEVs até o momento da publicação.
Várias marcas americanas e europeias têm parcerias com montadoras chinesas. A General Motors tem parceria com a SAIC e a Wuling na China, enquanto a Volkswagen anunciou recentemente um investimento de US$ 700 milhões na Xpeng. A China é um dos principais mercados para a Ford, que mantém joint ventures com a Changan Automobile Co. e a Jiangling Motors.
A Volkswagen também está em negociações com a própria Leapmotor para sua nova plataforma para a marca Jetta, exclusiva da China, uma joint venture entre a montadora alemã e o FAW Group, estatal chinesa.
A plataforma "Four Leaf Clover" da Leapmotor é de interesse do Grupo VW, informou a Reuters em julho de 2023. A arquitetura inclui uma plataforma de computação integrada capaz de controlar as "funções inteligentes" de um carro elétrico, como direção autônoma e controles de cockpit. Não está claro se a Stellantis também está considerando a nova plataforma para seus futuros veículos elétricos.
A Leapmotor vende quatro modelos elétricos na China: o pequeno hatchback T03, o sedã elétrico C01, o SUV C11 e o cupê elétrico S01. No ano passado, a empresa afirmou que o C01 foi o primeiro EV produzido em massa a incorporar a tecnologia cell-to-chassis, que permite um alcance NEDC de mais de 700 km.
Enquanto isso, a Stellantis espera fabricar um veículo elétrico de US$ 25.000 nos EUA, conforme indicado pelo CEO Carlos Tavares em julho de 2023. A empresa também revelou a plataforma STLA Medium no mês passado para veículos dos segmentos C e D medindo entre 4,3 e 4,9 metros de comprimento, suportando tipos de carroceria como carros de passeio, SUVs e crossovers.
No Brasil, a Stellantis apresentou recentemente seu novo sistema híbrido flex que estreará no mercado brasileiro em 2024. Chamada de Bio-Hybrid, a tecnologia de propulsão híbrida combina motor a combustão flex com um conjunto elétrico e se juntará a outros três tipos de eletrificação: híbrido leve, híbrido plug-in e elétrico a bateria.
Fonte: Bloomberg
A Stellantis, empresa controladora da Jeep, Ram e Citroen, entre outras, pode colaborar com a montadora chinesa Zhejiang Leapmotor para expandir suas operações no maior mercado de automóveis do mundo, disseram fontes à Bloomberg na quarta-feira.
A parceria não é definitiva, mas as considerações estão em andamento, afirmou o relatório. A Leapmotor foi fundada em dezembro de 2015 e tem sede em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, no leste da China. A Stellantis não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da InsideEVs até o momento da publicação.
Várias marcas americanas e europeias têm parcerias com montadoras chinesas. A General Motors tem parceria com a SAIC e a Wuling na China, enquanto a Volkswagen anunciou recentemente um investimento de US$ 700 milhões na Xpeng. A China é um dos principais mercados para a Ford, que mantém joint ventures com a Changan Automobile Co. e a Jiangling Motors.
A Volkswagen também está em negociações com a Leapmotor para sua nova plataforma para a marca Jetta, exclusiva da China, uma joint venture entre a montadora alemã e o FAW Group, estatal da China.
A plataforma "Four Leaf Clover" da Leapmotor é de interesse do Grupo VW, informou a Reuters em julho de 2023. A arquitetura inclui uma plataforma de computação integrada capaz de controlar as "funções inteligentes" de um EV, como direção autônoma e controles de cockpit. Não está claro se a Stellantis também está considerando a nova plataforma para seus futuros EVs.
A Leapmotor vende quatro modelos elétricos na China: o pequeno hatchback T03, o sedã elétrico C01, o SUV C11 e o cupê elétrico S01. No ano passado, a empresa afirmou que o C01 foi o primeiro EV produzido em massa a incorporar a tecnologia cell-to-chassis, que permite um alcance NEDC de mais de 434 milhas.
Enquanto isso, a Stellantis espera fabricar um veículo elétrico de US$ 25.000 nos EUA, conforme indicado pelo CEO Carlos Tavares em julho de 2023. A empresa também revelou a plataforma STLA Medium no mês passado para veículos dos segmentos C e D medindo entre 4,3 e 4,9 metros de comprimento, suportando tipos de carroceria como carros de passeio, SUVs e crossovers.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Nio lançará modelo híbrido plug-in sob a marca Firefly em 2026