A Volvo atua em várias frentes na transição para a mobilidade elétrica e uma delas é o transporte público com zero emissão. Nesta semana, a empresa anunciou que fará em setembro a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no Brasil.
De acordo com o comunicado da Volvo, o ônibus elétrico BZL vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR). 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas, que fazem integração com o BRT da cidade em diversos terminais.
“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
“Esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização. Temos uma ‘visão zero’ – zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos – e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros”, assegura.
Esses testes, assim como de outras montadoras que produzem ônibus elétricos (Eletra, BYD, Higer Bus), atende aos requisitos do órgão gestor do transporte público de passageiros da capital paranaense, para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024.
Após uma implantação bem sucedida na Europa e diversos outros países, os ônibus elétricos que chegam a Curitiba serão avaliados em diversos pontos-chave: consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade.
O Volvo BZL Elétrico é um chassi 4x2 equipado com baterias de íon lítio de 94 kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias. É movido por um motor elétrico de 200 kW e 425 Nm de torque, instalado na parte traseira. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela Volvo.
O veículo tem 12,6 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia para até 300 km, irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.
Além disso, o Volvo BZL está preparado para a ativação do serviço de Controle Automático de Velocidade. Essa tecnologia utiliza a conectividade GPS do veículo para identificar com exatidão a área de circulação e reduzir a velocidade automaticamente em locais críticos.
“A Volvo tem uma visão Zero Acidentes com os veículos da marca. Esse serviço é um importante auxílio para reduzir riscos na circulação próximo a escolas, dentro de terminais ou qualquer outro local com grande fluxo de pedestres, por exemplo”, explica André Marques.
Depois de Curitiba, a Volvo já tem outras demonstrações de seus chassis elétricos agendadas em São Paulo, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile).
“O Brasil é um importante mercado para a Volvo e faz parte dos nossos planos globais de eletromobilidade. Fomos, inclusive, pioneiros na produção e comercialização de ônibus híbridos no país há mais de dez anos”, lembra Alexandre Selski.
Durante o evento de apresentação do veículo, a Volvo anunciou ao prefeito Rafael Greca investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
O presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques, disse que o projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento:
“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido. Teremos em breve ônibus elétricos em produção em Curitiba”, completou ele.
A Volvo Buses é uma das principais fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo, com mais de cinco mil ônibus eletrificados rodando em dezenas de países. A meta da Volvo é que 50% dos ônibus comercializados pela marca sejam elétricos até 2030.
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