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Volvo inicia testes e anuncia produção do ônibus elétrico BZL no Brasil

Ônibus elétricos urbanos irão circular em testes em Curitiba (PR) e terão produção local mais adiante

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A Volvo atua em várias frentes na transição para a mobilidade elétrica e uma delas é o transporte público com zero emissão. Nesta semana, a empresa anunciou que fará em setembro a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no Brasil.

De acordo com o comunicado da Volvo, o ônibus elétrico BZL vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR). 135 mil passageiros passam diariamente por essas rotas, que fazem integração com o BRT da cidade em diversos terminais.

“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

“Esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização. Temos uma ‘visão zero’ – zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos – e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros”, assegura.

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Esses testes, assim como de outras montadoras que produzem ônibus elétricos (Eletra, BYD, Higer Bus), atende aos requisitos do órgão gestor do transporte público de passageiros da capital paranaense, para a aquisição de veículos elétricos para a cidade a partir de 2024. 

Após uma implantação bem sucedida na Europa e diversos outros países, os ônibus elétricos que chegam a Curitiba serão avaliados em diversos pontos-chave: consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

Ônibus elétrico urbano

O Volvo BZL Elétrico é um chassi 4x2 equipado com baterias de íon lítio de 94 kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias. É movido por um motor elétrico de 200 kW e 425 Nm de torque, instalado na parte traseira. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força foram desenvolvidos pela Volvo.

O veículo tem 12,6 metros de comprimento e carrega até 80 passageiros. Com autonomia para até 300 km, irá operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite. Durante a demonstração, o ônibus circulará na frota da Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema da cidade.

Galeria: Volvo - ônibus elétrico BZL

Além disso, o Volvo BZL está preparado para a ativação do serviço de Controle Automático de Velocidade. Essa tecnologia utiliza a conectividade GPS do veículo para identificar com exatidão a área de circulação e reduzir a velocidade automaticamente em locais críticos.

“A Volvo tem uma visão Zero Acidentes com os veículos da marca. Esse serviço é um importante auxílio para reduzir riscos na circulação próximo a escolas, dentro de terminais ou qualquer outro local com grande fluxo de pedestres, por exemplo”, explica André Marques. 

Depois de Curitiba, a Volvo já tem outras demonstrações de seus chassis elétricos agendadas em São Paulo, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile).

“O Brasil é um importante mercado para a Volvo e faz parte dos nossos planos globais de eletromobilidade. Fomos, inclusive, pioneiros na produção e comercialização de ônibus híbridos no país há mais de dez anos”, lembra Alexandre Selski.

Produção nacional

Durante o evento de apresentação do veículo, a Volvo anunciou ao prefeito Rafael Greca investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

O presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques, disse que o projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento:

“Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido. Teremos em breve ônibus elétricos em produção em Curitiba”, completou ele.

A Volvo Buses é uma das principais fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo, com mais de cinco mil ônibus eletrificados rodando em dezenas de países. A meta da Volvo é que 50% dos ônibus comercializados pela marca sejam elétricos até 2030.

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