A Toyota construiu seu primeiro protótipo da picape Hilux com célula de combustível de hidrogênio em sua linha de produção na Inglaterra. Trata-se de um projeto conjunto com parceiros de consórcio e foi apoiado por financiamento do governo do Reino Unido. A montadora pretende montar 10 unidades até o final do ano.
O trem de força dessa Hilux usa componentes do Toyota Mirai. A montadora japonesa estima que ela tenha uma autonomia de 600 km entre abastecimentos de hidrogênio. Para efeito de comparação, a Hilux do mercado australiano com o motor turbodiesel de 2,8 litros pode percorrer cerca de 1.150 quilômetros entre os abastecimentos.
As imagens mostram que os tanques de hidrogênio se encaixam entre os trilhos da estrutura, mais ou menos onde a cabine se encaixa. Os outros componentes da célula de combustível estão sob o capô, onde normalmente fica o motor de combustão. A bateria fica na parte traseira.
A Toyota iniciou esse projeto no início de 2022 como um estudo de viabilidade. O projeto e o desenvolvimento começaram em 1º de julho de 2022. A empresa começou a construir um protótipo em 5 de junho de 2023.
A montadora pretende submeter os 10 protótipos a testes para garantir que o modelo esteja à altura do legado robusto da Hilux. A Toyota está preparando testes de desempenho de segurança, funcionalidade e durabilidade para eles. A empresa quer entender as oportunidades e os riscos de uma picape movida a célula de combustível.
Em dezembro de 2022, a Toyota exibiu a Hilux Revo BEV Concept elétrica. Na época, a montadora não divulgou nenhum detalhe sobre a picape, como especificações da bateria ou do motor. Durante a apresentação, Akio Toyoda disse: "Os BEVs não são a única maneira de atingir as metas de neutralidade de carbono do mundo".
Também em 2022, a Toyota anunciou que pretendia construir uma picape leve com uma célula de combustível de hidrogênio como um projeto conjunto com a Isuzu e a Hino. A empresa não especificou um prazo para colocar esse modelo em produção.
A Toyota também está considerando a possibilidade de fabricar uma versão do Land Cruiser movida a célula de combustível. Versões híbridas plug-in e totalmente elétricas também são uma possibilidade. Até o momento, não está claro qual desses modelos, se é que algum deles, será realmente colocado em produção de série.
Fonte: Toyota
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