page ad skin

Sucesso no Brasil, BYD Dolphin será lançado neste mês no Japão

Carro elétrico urbano da BYD será o segundo modelo da marca no mercado japonês

BYD no Salão Automóvel de Munique de 2023

Carro elétrico mais vendido do Brasil em agosto, o BYD Dolphin continua sua expansão para novos mercados internacionais. Recentemente, a BYD confirmou que seu modelo compacto será lançado no Japão ainda neste mês como o segundo modelo da marca no país. 

Em comunicado, a BYD disse que receberá pedidos para o carro elétrico urbano Dolphin a partir de 20 de setembro. Um movimento que pode se tornar uma preocupação para as grandes montadoras japonesas, sobretudo Honda, Toyota e Nissan, que ainda estão muito abaixo em termos de volumes de produção e oferta de modelos e versões de carros elétricos.

Galeria: BYD no Salão de Munique - IAA 2023

Na mesma data serão anunciados os preços para o Dolphin no Japão, um modelo que custa a partir de 116.800 yuans na China e R$ 149.800 no Brasil.

Estrategicamente, a montadora chinesa não irá oferecer modelos híbridos plug-in no mercado japonês, se concentrando nos totalmente elétricos, exatamente o ponto fraco das marcas locais.

Por lá, o Dolphin será oferecido em duas versões de bateria, ambas compatíveis com o padrão de carregamento CHAdeMO do Japão. Atualmente, a BYD vende apenas o SUV elétrico Yuan Plus (Atto 3) no mercado local, que custa o equivalente a US$ 30 mil.

BYD no Salão Automóvel de Munique de 2023

BYD no Salão de Munique 2023

Para se estabelecer no país, a BYD firmou um contrato com a empresa japonesa Sojitz, que terá como meta criar uma rede com mais de 100 concessionárias no Japão até o final de 2025.

Japan Mobility Show

Após o início de pré-venda neste mês, o BYD Dolphin deve marcar presença no tradicional Japan Mobility Show, que acontece entre o final de outubro e início de novembro. Em um movimento histórico, a BYD será a primeira fabricante chinesa de veículos elétricos (EV) a apresentar seus modelos no prestigiado evento japonês.

"O Japan Mobility Show é uma plataforma de alto perfil que nos permite mostrar os avanços que fizemos na tecnologia de veículos elétricos", disse um porta-voz da BYD.

"É também uma oportunidade de apresentar nossa marca ao mercado japonês e construir relacionamentos com potenciais parceiros e consumidores aqui."

O evento, que atrai montadoras de todo o mundo, este ano apresenta a BYD como uma das três únicas montadoras estrangeiras, ao lado das marcas premium alemãs BMW e Mercedes-Benz.

Fontes: Reuters, Automotive News