A Ford está usando o Salão da Mobilidade IAA de Munique para relançar seus mais recentes veículos elétricos de mobilidade e lazer. De fato, ao lado do novo Explorer, que, como sabemos, será movido apenas a bateria, também encontramos a recém-nascida E-Tourneo Courier, da qual também há uma versão Tourneo Courier com motor a combustão, e os veículos comerciais Transit e E-Transit Courier.
Juntamente com esses veículos multiuso e SUVs está a Transit Custom Nugget atualizada. É uma configuração muito apreciada nos mercados europeus, uma van de camping, desenvolvida em colaboração com a Westfalia. A proposta é oferecer um veículo verdadeiramente multiuso que combina a praticidade de uma van para a vida cotidiana com a liberdade de usá-la como uma pequena casa sobre rodas para viagens fora da cidade.
Ford Explorer no Salão Automóvel de Munique de 2023
Apresentado oficialmente há menos de um ano, o novo E-Tourneo Courier é um veículo de cinco lugares com um design inspirado em um SUV e amplo espaço para passageiros e bagagem em dimensões compactos e adequadas para a cidade. O E-Tourneo Courier é um dos 10 veículos totalmente elétricos que a Ford se comprometeu a oferecer na Europa até 2024 para atingir a meta de emissão zero na região até 2035.
Ford E-Tourneo Courier
A E-Tourneo Courier foi desenvolvida desde o início para oferecer um design espaçoso e prático em um veículo compacto e manobrável para transportar confortavelmente cinco adultos e suas bagagens com mais de 44% a mais de espaço no porta-malas do que a Tourneo Courier anterior. Até o porta-luvas é genersos: 44 litros.
Van com muito espaço: a nova E-Torneo Courier elétrica
O motor elétrico de 100 kW (136 cv) da E-Tourneo Courier é otimizado ainda mais com a regeneração de "um pedal" e os modos de direção Normal, Eco e Slippery. As opções de carregamento variam de 11 kW em corrente alternada a até 100 kW (DC). Na Europa, a Ford oferece uma solução de carregamento doméstico de ponta a ponta, com aplicativo e capacidade de agendamento para aproveitar as tarifas de energia mais baratas, quando disponíveis.
A nova Nugget substitui o modelo apresentado no início de 2019 e já mostra grandes inovações na parte de chassi, com um layout de direção mais próximo ao de um carro, suspensão traseira independente e, mediante solicitação, até mesmo tração nas quatro rodas.
As novidades também estão, sobretudo, no interior. O equipamento inclui uma cozinha em forma de L, uma geladeira com gavetas e uma pia, um teto dobrável com tecido auto dobrável para fácil descida e, a pedido, também um sistema de painel solar que pode alimentar dispositivos internos.
O interior é espaçoso o suficiente para um par de camas de casal e vem com assentos giratórios para o motorista e o passageiro da frente. Na parte traseira, há um banco de três lugares com aquecimento opcional, portas USB-C e alto-falantes de áudio. Um chuveiro montado na traseira também é padrão, e uma tenda presa à porta traseira está disponível como opcional.
Ford Transit Custom Nugget 2023
Pela primeira vez, o Ford Transit Custom Nugget estará disponível com um trem de força híbrido plug-in, o mesmo que o Kuga PHEV, que usa um motor a gasolina de 2.5 litros naturalmente aspirado combinado com um motor elétrico para uma potência combinada de 232 cv. Sua bateria tem uma capacidade útil de 11,8 kWh, o que, de acordo com a empresa, é suficiente para uma autonomia de pouco mais de 30 km com acionamento elétrico. Um motor diesel de 170 hp com uma transmissão automática de oito velocidades ainda estará disponível.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos